O Valor do Conhecimento
O conhecimento mudou a minha vida. Com ele tive oportunidades acima da média para jovens na mesma faixa etária que eu, mantive a calma em momentos em que antes perderia a cabeça, evitei ter raiva por me colocar no lugar do outro, perdoei quem me feriu no momento mais difícil de minha vida. Mas ainda estou aprendendo com ele. Afinal, quem não quer ser perfeito? Mas quem de fato é?
Com certeza, o conhecimento mudou a sua em algum aspecto.
O conhecimento muda o mundo.
Não falo exclusivamente de meter a cara nos livros. O conhecimento é um substantivo masculino que significa "ato ou efeito de conhecer" e "ato de perceber ou compreender por meio da razão e/ou da experiência." Portanto, ele pode fazer referência a uma série de fatores:
- Conhecer pessoas
- Conhecer lugares
- Entender de práticas manuais e físicas
- Entender de resoluções intelectuais
- Compreender fatos
Entre outros...
Quando os pais repreendem um filho por não se dedicar devidamente à escola, o "dar valor aos estudos" vai muito além de decorar fórmulas de matemática ou lembrar o que aconteceu em um século específico. O conhecimento vale para tudo: entender de pessoas, saber se posicionar para praticar a empatia, logo ter relações interpessoais melhores - ou pelo menos mais tranquila, se você for introvertido. Entender de habilidades e técnicas. Lembrar que lições e fatos. Compreender uma situação como um todo. E assim por diante.
Você usa o conhecimento para tudo na sua vida. Até para saber diferenciar azul do vermelho, em algum momento, precisou adquirir conhecimento para aquilo.
E isso muda as pessoas. Transforma o mundo.
Financeiramente, as pessoas têm mais oportunidades por dominarem mais habilidades. Não necessariamente por adquirirem um conhecimento de nível acadêmico, mas alguma vertente do mesmo - ser criativo e se tornar empreendedor, por exemplo, você precisa entender e dominar o seu novo negócio, assim como compreender o que burocraticamente fará para abrir sua própria empresa. Exigir um aumento no trabalho - você precisa dominar o que faz, fazer acima da média, e para isso entende não só do ambiente onde está inserido, mas todas as práticas que ali realiza. Começar um relacionamento duradouro - você precisa entender o outro, e as responsabilidades que irá assumir. E assim por diante.
Para mudar o mundo, ser uma das figuras internacionais de paz mundial... Ah, que sonho. Você precisa entender de tudo e de todos. E, quando não souber o que fazer, dizer ou pensar, você precisa entender como exercer a empatia.
Para quem não tem experiência em nada
Do que você gosta? Vá atrás, se informe, se aprofunde no assunto, faça cursos ou transforme isso no seu hobby. Você vai se conhecer melhor, e sabendo no que é bom, os outros podem conhecer mais você.
Para quem quer mudar de área ou experimentar algo novo
Você não vai começar do zero, vai? Mesmo que aprenda tudo em sua nova experiência, certamente não quer se sentir um peixe fora d'água ou ser pego se surpresa. Vá se informar antes. Pesquise, planeje, conheça!
Para quem quer ser promovido
Se você não souber ser acima da média e como administrar a oportunidade, você não vai durar nela por muito tempo...
Para quem quer se tornar um líder ou empreendedor melhor
Entender de pessoas, finanças, burocracia, relacionamentos, oportunidades, criatividade... Conhecer. Com ou sem diploma na mão.
Para quem quer ser melhor com pessoas
A empatia pode ser o primeiro passo, o se colocar no lugar do outro. O saber se comunicar, o segundo passo. E o poder do relacionamento, o terceiro passo. Eu admitido que ainda estou trabalhando no segundo e terceiro passo (ah, nós, os introvertidos...). Você desenvolve o conhecimento interpessoal desde que saiu do útero de sua mãe. O que gostaria de exercer agora?
Livros, revistas, cursos, conversas, imagens, cores, emoções, experiências, conselhos, dicas, técnicas, métodos, sons. Tudo é conhecimento. Quanto mais observador você é, mais consegue reter dentro de você, mesmo sem perceber... Você está aprendendo.
O conhecimento muda o mundo.
Quando não souber para que lado atirar, isso muda você. E é atrás disso que você deve ir. Seja de pessoas, oportunidades, lições, entre outras coisas que podem mudar o ramo de sua vida.
Gabriela M F Rodrigues