O varejo será a nova Blockbuster?

O varejo será a nova Blockbuster?

              É muito comum, nos exemplos de empresas que perderam sua relevância ao mercado a Blockbuster ser mencionada como case, pois foi a maior rede de locadoras de vídeo de filmes e videogames do mundo.

A Blockbuster teve inclusive a chance de comprar a Netflix, eles estavam no início de sua falência devido ao surgimento do Streaming, entretanto apostavam na ideia de que ir até a loja teria valor.

               Logo após, a marca no Brasil era licenciada a lojas Americanas que recentemente ganhou destaque com a descoberta de uma enorme dívida de aproximadamente R$ 50 bilhões, que em 2022 era considerada a quinta maior varejista do Brasil com faturamento anual de aproximadamente R$ 32 bilhões.

               O que acontece com as Americanas e com a Blockbuster já vem acontecendo com diversos segmentos de varejo em nível global e com a pandemia de Covid-19 ocorrida no início do ano de 2020 esse processo foi adiantado em alguns anos com a popularização das vendas por e-commerce.

               Mesmo antes da Americanas gerar esse impacto na cadeia de varejo vimos muitas livrarias e lojas que abriram falência devido a queda de suas receitas, muitos fatores são atribuídos a esse movimento:

·        Comodidade de comprar em qualquer lugar e a qualquer hora

·        Maior disponibilidade de itens em estoque

·        Entrega rápida

·        Diminuição de custos de operação para as redes de varejo

Nos fatores que menciono acima podemos perceber que clientes e fornecedores são beneficiados com as compras via e-commerce devido a comodidade de não precisar procurar em lojas ou shoppings os itens desejados, comparar preço, deslocar-se entre lojas que podem ser distantes, etc...

A compra através de sites ou aplicativos permite que todo esse processo seja feito de forma rápida e muitas vezes sem custo adicional de frete e com valores mais vantajosos ao cliente do que em uma loja física, muitas redes que possuem lojas físicas e eletrônicas costumam inclusive praticar preços diferentes devido aos custos de operação mais favoráveis no comércio eletrônico.

 Como será o Varejo a médio prazo?

               É inegável que temos vários players no Brasil e globalmente que vem desenhando as tendências desse mercado, no Brasil o e-commerce mesmo em franca ascensão tem muito espaço para crescer e atender muito mais consumidores.

O mercado Livre atua como protagonista por aqui tendo investido muito em logística e formas de fazer com que as entregas possam ocorrer até no mesmo dia.


Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Composição ferroviária com containers da Amazon nos EUA.


Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Embraer 195 do Mercado Livre


               Em cenário global e especificamente nos EUA a Amazon tem feito com que muitas redes de varejo físico tenham desaparecido, com certeza o mais emblemático foi a rede UsToys no segmento de brinquedos que encerrou suas atividades em 2018.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
UsToys em Hosuton (Jun/18) há poucos dias de seu fechamento.

Particularmente acredito que as lojas físicas que temos hoje serão cada vez mais destinadas a serviços e como pontos de apoio ao comércio eletrônico para retirada e ou devolução de mercadorias compradas de forma eletrônica.

Um dos grandes desafios do comércio eletrônico está em pessoas que não tem familiaridade com tecnologia e acabam sentindo-se inseguros de usar esse meio para realizar suas compras, mas assim como aconteceu quando houve a implementação de caixas eletrônicos em bancos em alguns anos teremos todas as pessoas adaptadas a essa nova realidade em breve.

As áreas de TI e Logística serão muito demandadas nessas operações fazendo com que profissionais de ambas as áreas sejam cada vez mais necessários e mais qualificados para gerarem inovações que beneficiem diretamente o cliente e assim como já ocorre no varejo convencional a experiência do cliente será um grande diferencial na competição entre as plataformas.

Diferentemente do caso blockbuster, a qual fiz uma provocação no título desse arquivo, o varejo passará por uma remodelação.

“Acredito que não será extinto como aconteceu com as locadoras de filmes, porém o varejo que conhecemos hoje que já está em transformação muito em breve não mais existirá !"

Cristiana Angélica

Abertura de Mercado para empresas de tecnologia

1 a

Muito bom! Tenho uma visão diferente, entretanto o cenário não deixar de ser possível. Vamos em frente.

Liliane Pereira

Especialista em Gestão de Pessoas | DHO | Employee Experience | Gente & Cultura | Business Partner | Tech Recruiter | Consultoria Independente | Consultora Fiscal | Especialista Fiscal

1 a

Muito interessante e faz sentido essa reflexão.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Tiago G.

  • Como a chegada do homem a lua pode impactar em sua equipe?

    Como a chegada do homem a lua pode impactar em sua equipe?

    Talvez um dos maiores pontos de dúvida da humanidade que atravessa gerações é se realmente o homem pisou na lua…

    3 comentários
  • Capacitação corporativa em equipes de suporte e crescimento de carreira

    Capacitação corporativa em equipes de suporte e crescimento de carreira

    Contexto atual da área de suporte A área de suporte há muito tempo deixou de ser vista somente como o helpdesk ou a…

    6 comentários
  • O Suporte e os 3 “Ps”

    O Suporte e os 3 “Ps”

    O conceito dos 3 “Ps” muito aplicado e difundido por Marcus Lemonis que avalia, compra, administra e vende empresas…

    2 comentários
  • Uno Predict

    Uno Predict

    Como prometido ontem voltei aqui para falar sobre o novo #vetor na UNO Soluções Integradas trata-se do Uno Predict uma…

    5 comentários
  • Por que gestores insistem no Micro gerenciamento?

    Por que gestores insistem no Micro gerenciamento?

    Quando se fala em micro gerenciamento, sempre temos um fluxo de que esse modo de gestão ocorre diretamente da liderança…

    3 comentários
  • Emergência ou Negligência ?

    Emergência ou Negligência ?

    Em diversas áreas de atuação profissional temos emergências, e na área de TI, não seria diferente. Sendo assim, acaba…

    1 comentário
  • Alguns métodos para gestão de pessoas

    Alguns métodos para gestão de pessoas

    Falar sobre gestão rende longas conversas, trocas de ideias, experiências e técnicas adotadas, aplicadas e adaptadas…

    1 comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos