O verdadeiro milagre da Páscoa é o coelho botar ovo...
Nestes tempos de turbulência e insegurança o que a Semana Santa pode fazer por você?
A Páscoa, uma das principais celebrações cristãs é repleta de símbolos representativos. Você sabia que a maioria destes símbolos foi adaptada à celebração cristã a partir de costumes e rituais pagãos ou de outras religiões?
Historiadores relatam que havia uma festa de passagem comemorada entre povos europeus há milhares de anos atrás. Nesta festa, que acontecia no mês de março, eles festejavam a passagem do inverno para a primavera. Entre os povos da antiguidade, o fim do inverno e o começo da primavera era de extrema importância, pois estava ligado à maiores chances de sobrevivência em função do rigoroso inverno que dificultava a produção de alimento e a caça.
Para os judeus, a Páscoa é uma festa realizada para celebrar a libertação do povo hebreu do cativeiro no Egito, aproximadamente em 1280 a.C. É uma das mais importantes festas do calendário judaico, que celebra a passagem da escravidão para a liberdade.
Para os cristãos a Páscoa é a celebração da ressurreição de Jesus Cristo. É a principal celebração do ano litúrgico cristão e também a mais antiga e importante festa cristã. O domingo de Páscoa marca o ápice da Paixão de Cristo e é precedido pela Quaresma, um período de quarenta dias de jejum, orações e penitências.
O coelho de Páscoa tornou-se o símbolo da fertilidade e da vida, devido a particularidade deste animal de se reproduzir em grandes ninhadas. Vários povos da antiguidade consideravam o coelho como símbolo da fertilidade, pois com a chegada da primavera, eram os primeiros animais a saírem de suas tocas.
Durante as festividades para comemorar o início da primavera e a época de plantio, povos antigos costumavam presentear os amigos com ovos representando o renascimento. Os ovos eram cozidos, pintados e presenteados, para representar a fertilidade e a vida. Com o passar do tempo o comércio transformou o costume de presentear ovos em ovos de chocolate.
Pronto. Agora você já pode tirar onda sabendo um pouco da origem de alguns símbolos dos festejos desta semana para que a sexta-feira não seja apenas mais um dia para dormir até tarde.
Estamos sendo bombardeados por notícias negativas que trazem insegurança, descrédito e ansiedade. Na crise a melhor opção é tirar o “s” e transformar “crise” em “crie”. Aproveite os símbolos de renascimento, de esperança e de vida nova e reabasteça o ânimo para que a próxima semana seja a primeira de muitas semanas de sucesso que virão. Assuma o controle de sua vida e diga não à mesmice, sacuda os ombros e dê o seu melhor no seu trabalho e na sua família, você verá que os resultados serão surpreendentes. Não é o mundo que muda, é você que muda e se transforma para melhor.
“Páscoa é dizer sim ao amor e à vida; é investir na fraternidade, é lutar por um mundo melhor, é vivenciar a solidariedade.”