O WeTransfer (sim, esse) está a tornar-se na maior plataforma criativa do mundo.
Work by Liv Siddall at WePresent

O WeTransfer (sim, esse) está a tornar-se na maior plataforma criativa do mundo.

Talvez ainda não saibas que o WeTransfer (WT) já não é apenas uma plataforma onde 42 milhões de utilizadores mensais fazem partilha de ficheiros. Numa estratégia, que tem tanto de deliciosa como brilhante, decidiu aproveitar o facto da grande maioria dos seus utilizadores serem criativos de todo o mundo - fotógrafos, designers, ilustradores, (...) - que quase diariamente utilizam o WT para partilharem os seus trabalhos, para se transformar na maior plataforma criativa do mundo.

Why not? Afinal de contas a comunidade já estava lá. Estamos a falar de pessoas que adoram ver novos trabalhos, conhecer novos artistas e o que de melhor e diferente se faz por esse mundo.

Mas espera, qual a diferença entre uma Dropbox e um We Transfer?

“The big difference to me between [us and] Dropbox is . . . I don’t see us as a technology business. I see us as a design business."
na verdade...“We don’t necessarily get that excited about the concept of mass storage and synchronization,” confessa Damian Bradfield, president and CMO of WeTransfer.

A visão daquilo que são não é meramente funcional - uma plataforma freemium que permite a milhões de pessoas no mundo partilhar ficheiros de forma quase-sempre gratuita, o que, convenhamos, já não seria nada mau. Mas o WT vê-se como algo diferente.

WeTransfer sees itself as  a platform to encourage creativity, in Fast Company

Começou então por aproveitar os segundos que estamos na plataforma e em que esperamos que os nossos ficheiros façam download para nos dar a conhecer artistas e trabalhos. Podiam ter simplesmente vendido aqueles espaços e tempo para fazer publicidade (também o fazem, mas parece-me que cada vez menos e os anúncios que por lá parecem arte).

Mas isto foi apenas o começo, em dezembro lançou uma app gratuita que ajuda a criar mood boards, à la Pinterest, onde os utilizadores podem colecionam as suas imagens, links para ler, fotos que tiram e música, tudo numa só app.

Nesta senda, adquiriu recentemente o Fiftythree, o estúdio por trás das apps Paper e Paste e do Pencil Stylus. E criou uma plataforma criativa, a WePresent, que reúne os trabalhos de artistas e profissionais criativos mais excitantes dos nossos dias.

O WeTransfer de hoje faz-me lembrar a frase "Be the best version of you". Sigam a plataforma WePresent, é boa demais.





Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Tiago Castro

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos