objetivos do ano velho
Todo ano, nesta época, vem aquela conversa sobre desejos, resoluções, planos, objetivos, metas, enfim, o que queremos para o próximo ano.
Agora que o ano já virou e que já fizemos os nossos desejos, pulando ou não as sete ondas, te pergunto: os seus desejos de 2021 se realizaram? Aliás, você se lembra quais foram eles? E se não se realizaram, o que você vai fazer de diferente para que eles se realizem em 2022?
Li um artigo interessante do Sahil Bloom, que identifica algumas razões pelas quais não cumprimos nossos objetivos.
Existem várias fórmulas, sugestões e dicas para estabelecer esses objetivos → métricas apropriadas e planos de ação para transformar desejos em metas possíveis.
Já testei vários.
Já fiquei frustrada várias vezes.
Neste ano, resolvi experimentar um novo formato, com base na sugestão do Tim Ferriss e alguns ajustes que eu mesma incluí:
1) Pegue uma folha de papel e crie duas colunas: POSITIVO e NEGATIVO.
Recomendados pelo LinkedIn
2) Percorra o calendário do ano passado, olhando todas as semanas.
3) Para cada semana, identifique todas as pessoas, atividades ou compromissos que provocaram as emoções - positivas ou negativas - mais intensas naquele mês e anote em suas respectivas colunas.
4) Depois de verificar toda a sua agenda do ano passado, olhe para cada coluna e identifique quais 20% de cada coluna foram mais certeiros ou poderosos, ou seja, quais pessoas, atividades ou compromissos positivos correspondem à 20% das emoções positivas mais potentes e quais pessoas, atividades ou compromissos negativos correspondem à 20% das emoções negativas mais potentes.
5) Com base nas respostas:
6) Lembre-se de que não adianta só tirar as coisas que causam emoções negativas: assim você simplesmente cria um vazio. Ignorar esse vazio também gasta energia. É importante incluir as coisas positivas na agenda assim que possível, antes que os seus dias fiquem ocupados com besteiras.
7) Para um upgrade, repita os itens 4 e 5 para duas ou três áreas importantes da sua vida, como, por exemplo, saúde, carreira e relacionamento.
Simples assim. Se você tentar, me conta como foi.
Seu tempo é valioso. Cuide bem ele.