Obras da ferrovia Oeste-Leste serão incluídas no "pacote"

13/09/2016 - Valor Econômico

O governo decidiu incluir a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) na primeira rodada do programa de concessões de infraestrutura. A lista das obras que serão oferecidas à iniciativa privada será apresentada hoje. A decisão de incluir a Fiol ocorreu após investidores chineses terem demonstrado interesse na estrada de ferro, projetada para ligar as cidades de Figueirópolis (TO) e Ilhéus (BA), trajeto de pouco mais de 1,5 mil km.

Com diversos problemas de execução e falta de orçamento, a obra da Fiol se arrasta há vários anos, sem perspectiva de conclusão. O objetivo principal da ferrovia é viabilizar o escoamento do minério de ferro existente no interior da Bahia. A ideia é que a produção seja exportada para a China através do Porto Sul, em Ilhéus - outro projeto parado há tempos.

Diante do interesse de investidores chineses, a equipe do Programa de Parcerias de Investimento (PPI) entendeu ser viável a concessão do projeto, cujas obras são tocadas pela estatal Valec. A primeira rodada de concessões também contará com a Ferrovia Norte-Sul e a chamada Ferrogrão, que deve ligar Sinop (MT) e Miritituba (PA), um corredor para escoamento dos grãos do Centro-Oeste.

As principais estrelas da primeira leva de concessões são os aeroportos. Os terminais de Salvador, Fortaleza, Porto Alegre e Florianópolis receberão sinal verde para o andamento dos leilões. A grande novidade é a ausência da Infraero como sócia minoritária.

No setor rodoviário, será oferecida à iniciativa privada a concessão do trecho da BR-364/365 entre Jataí (GO) e Uberlândia (MG). Também está na lista a relicitação de um lote da BR-290/RS e os arrendamentos de seis terminais portuários e três projetos de PPI para os serviços de saneamento no Rio, Pará e Rondônia.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de EDISON SCAVACINI

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos