A obrigação de chamar de merda as merdas que as pessoas escrevem

"What's the point of having 'fuck you money' if you can't say 'fuck you' to people", diz o protagonista de Billions a certa altura da série. Sempre achei essa frase uma bobagem imensa. Ninguém tem tanto dinheiro que possa dizer "fuck you" pra qualquer um, vivemos em sociedade e não é assim que as coisas funcionam.

Por outro lado, somos, muitos de nós, privilegiados, tivemos e temos facilidades e possibilidades na vida que a maioria das pessoas não tem - mesmo os que não temos nem chegamos perto de ter o tal "fuck you money". Para a maioria, isso vem sem custos. Não estou entre eles. Considero que os privilégios que tenho (branco, boas escolas, faculdade, trabalho estável) se traduzem em obrigações com a sociedade. Não é fazer sopão para os sem-teto (nada contra o sopão, pelo contrário), é falar as coisas que as pessoas não falam por medo ou por preguiça.

Então quando alguém me diz "Caio, Linkedin não é lugar de causar" eu entendo, ninguém "causa" no Linkedin porque isso aqui é como uma vitrine de Amsterdam, todos querem parecer as profissionais mais atraentes, mas discordo. Até porque é um forum público. Ninguém tem a obrigação, e nem o direito, de reagir a merdas inofensivas, tipo "Fulano, que incrível esse projeto" (o projeto é uma merda), tá beleza, cada um sabe o quanto lhe cabe puxar o saco dos outros e, convenhamos, ainda está cheio de maluco no nosso capitalismo que adora ter as bolas lambidas.

Entretanto, porém, contudo, há uma quantidade de merda enorme circulando por aí que tem efeitos perversos e nefastos. É uma catequese de merda que busca convencer as pessoas de coisas como "quem tem foco e determinação sempre chega lá", "governo ruim/empresário bom", "toda regulação é ruim", nessa linha. Quando vejo que empresários que fundaram impérios pregando e praticando a falta de ética, de humanidade, a escrotidão pura e simples serem tratados como heróis; empresas que cresceram na base de favores de governos, de monopólio/cartel, de regulamentação favorável serem tratadas como maravilhas, simplesmente não tenho o direito de ficar quieto.

É nossa dívida com o futuro chamar de merda as merdas que as pessoas escrevem, ainda que eu não tenha nenhum tipo de "fuck you money" e que muitos dos caras em cujo olho eu posso estar enfiando o meu dedo tenham fuck you money, fuck you power e fuck you contatos.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos