"Odeio fazer as coisas pelo celular."
"Odeio fazer as coisas pelo celular." Ouvi está frase recentemente, e eu mesma já falei muitas vezes. Mas será que o problema é o celular? Ou o problema somos nós que somos resistentes às mudanças? Nenhum dos dois, pois o problema está no mindset de desktop que ainda persiste ao se criar estratégias de digital.
Ainda é possível visitar um site e ter que dar zoom para conseguir ler o texto, ficar confuso com a configuração porque aparece pop-up sem ter como fechar ou imagens desconfiguradas, entre outros problemas. E isso acontece ainda nos tempos atuais, neste dia que escrevo. Portanto, o problema não está no usuário que odeia fazer as coisas no mobile, mas sim em não criar soluções digitais focadas onde o usuário está.
Se o seu website possui maior fatia de visitas vindo do desktop, então faz sentido ter maior foco neste dispositivo, mas ainda assim não se pode esquecer da fatia do mobile, não se pode ignorar seus consumidores, ou futuros clientes, que estão navegando em seu site usando um celular. Além disso, por experiência própria, posso dizer que a fatia do mobile já ultrapassou faz tempo a fatia de visitas do desktop, mas ainda vemos uma tx de conversão menor no mobile. Por que será?
Já tentou fazer uma compra usando o seu celular? Em sites como Amazon ou Americanas, por exemplo, você não encontrará dificuldades, mas em muitos as dificuldades são várias, desde um botão de finalizar que não funciona ou formulários gigantes para preencher, até mal funcionamento do website que simplesmente não carrega da forma devida ou demora demais para carregar.
Portanto, cheguei à conclusão de que odiar fazer as coisas no celular não é um problema somente do meu amigo, mas sim de estratégias digitais não pensadas em onde o consumidor está navegando, que pode ser no desktop, no mobile e também no tablet ou na TV.
Deixo aqui algumas dicas para começar a pensar no seu website no mobile:
- Lembre-se sempre de que em uma tela pequena a vida não é tão fácil, portanto, mantenha as ações mais importantes à primeira vista, como um botão de call to action;
- Evite menu com muita informação porque em uma tela pequena isso pode ser muito chato e confuso. Apenas resolva com as categorias mais importantes do site;
- Apenas certifique-se de que o usuário pode voltar facilmente à página inicial, pois é muito chato começar a pesquisar como voltar e perceber que é necessário usar o botão voltar do aparelho;
- Seu site definitivamente deveria ter uma caixa de pesquisa! Torne a navegação simples, com poucas opções, e tenha uma boa ferramenta de busca. Desta forma o usuário não ficará perdido no site, e se desejar algo específico, basta pesquisar. Mas, é muito importante ter uma caixa de pesquisa útil e não uma que apenas complique as coisas.
- E não se esqueça do tempo de carregamento do site. Procure facilitar ao máximo a vida do usuário. Se uma tela demorar para carregar, pode acarretar na saída do usuário do seu site e talvez ele nunca mais voltará.