Buscando oportunidades | Mestrando na FEA-USP | Diretor de Eventos FEA Angels | Especializado em inovação e empreendedorismo | Explorando ecossistemas | Advisor.vc | Mentor e Investidor de Startups
E ao longo do ano, fui me aproximando cada vez desse termo: Ecosystem.
Tive que mudar o 'modelo de negócios' dessa newsletter.
Mais especificamente, sua proposta de valor.
Vamos lá...por partes.
Comparando os termos a seguir, todos tratam da arquitetura que descreve como uma empresa cria e entrega e captura valor...
Modelo de negócios: ...para clientes por meio de seus mecanismos....
Open Innovation: ...alavancando o conhecimento de atores externos...
Ecosystem: ...e o distribui entre os agentes considerando a estrutura e os componentes desse ambiente (por exemplo, funções, atividades e posições).
Pois é....Sutis diferenças.
Para saber mais, podemos conversar. Ou você pode consultar esse artigo.
Mas vamos ao conteúdo, porque isso é o que interessa daqui em diante.
OPEN INNOVATION
Fomento
A Fomento Mais Bank, com mais de 15 anos de atuação, oferece soluções financeiras para empresas de todos os portes, incluindo capital de giro, crédito imobiliário e consórcios. A instituição se destaca pela utilização de recursos governamentais, permitindo juros mais baixos que os bancos privados. Além de atuar como representante do BNDES em vários estados, oferece condições especiais de crédito para mulheres empreendedoras. Recentemente, inaugurou unidade em Brasília para impulsionar o crescimento econômico local. Acesse a matéria completa.
Acelerações
O BRDE - Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul anunciou a premiação das startups que se destacarem em seu programa de aceleração. O programa visa acelerar empresas inovadoras e fomentar o ecossistema de startups, oferecendo recursos financeiros e consultoria estratégica para impulsionar o crescimento dessas iniciativas. As startups vencedoras terão a oportunidade de acessar novos mercados e fortalecer suas operações com o suporte do BRDE, consolidando-se como exemplos de inovação e desenvolvimento no sul do Brasil. Leia mais sobre a premiação aqui.
Parceria entre Corporações e Startups
Matheus Souza, CIO América Latina e Caribe da SAP , gigante do software corporativo, compartilhou em uma entrevista com o Jornal do Comércio que a inovação aberta é uma questão de convicção e não apenas uma prática temporária. A empresa tem investido continuamente em parcerias com startups para implementar soluções disruptivas em seus produtos e serviços. Leia mais sobre essa visão.
O programa de inovação da Parque Tecnológico Itaipu - Brasil, em parceria com a Itaipu Parquetec, está promovendo a evolução de tecnologias sustentáveis, com foco no aprimoramento de processos para a gestão de energia e otimização de recursos. A iniciativa busca atrair startups e soluções inovadoras que possam impulsionar a transformação digital da companhia. Acesse a matéria completa.
Corporate Venture (Building, Capital e Clienting)
Uma pesquisa anual da McKinsey & Company revelou que mais da metade dos CEOs considera a construção de novos empreendimentos uma das três principais prioridades estratégicas de suas empresas. A pesquisa destacou que as empresas que investem 20% de seu capital de crescimento em novos empreendimentos alcançam uma expansão de receita superior, enquanto as empresas com estruturas maduras de venture apresentam um desempenho ainda mais forte, com maior taxa de sucesso no alcance de metas de escalabilidade e crescimento. Acesse a matéria completa.
Para
Peter Seiffert
, CEO da Valetec Capital, o Corporate Venture Capital (CVC) no Brasil se tornará uma disciplina obrigatória para garantir vantagens competitivas. A chave para o sucesso inclui a definição clara da tese de investimentos, engajamento da liderança, mapeamento de indicadores e investimento em networking. O modelo exige autonomia para a governança, com times dedicados a integrar startups à operação. Entenda mais aqui.
A Procempa (Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre) criou um programa de inovação aberta para apoiar o desenvolvimento de soluções tecnológicas que atendam às necessidades da cidade. A iniciativa visa fomentar parcerias entre startups e a administração pública para melhorar a eficiência de processos e serviços. Leia mais aqui.
O 5° FEA Angels DAY foi um grande sucesso, com destaque para a startup Comunitive , que apresentou sua rodada aberta e já conta com investimento da Bossa Invest. Além disso, startups como Beegol, Comunitive e FlowUp estão com rodadas abertas e buscando investidores. Novos associados,
Dani Ajbeszyc
e
Ricardo Lemos
, também se juntaram à rede. Em breve, será divulgada a data do primeiro evento de 2025. Leia mais aqui.
Corporações
Amazon, Nexa Tecnologia e DIO se uniram para lançar um programa gratuito de capacitação em IA generativa, visando melhorar a qualificação de profissionais e atender à crescente demanda por habilidades nesta área emergente. Leia mais aqui.
Uma parceria entre Stone e Mastercard visa apoiar microempreendedores, especialmente de comunidades marginalizadas, oferecendo ferramentas financeiras para melhorar a gestão e ampliar seus negócios. Saiba mais sobre a parceria.
Plataformas
A Magie conseguiu captar R$28 milhões em uma rodada de investimento, com o objetivo de expandir suas operações, que visam integrar soluções bancárias ao WhatsApp, facilitando o acesso a serviços financeiros. Saiba mais aqui.
A Mevo , focada em soluções de receita digital, recebeu um aporte de R$ 29 milhões para acelerar sua operação e expandir seus serviços no mercado de pagamentos digitais. Confira os detalhes dessa rodada.
A Sustineri Piscis está atraindo atenção ao apostar em um portfólio focado na sustentabilidade, uma tendência crescente no mercado de investimentos. Em tempos de G20, confira mais sobre o projeto.
Conhecimento
A
Delloite Consulting
explora como otimizar os ecossistemas digitais para garantir o sucesso das transformações empresariais, destacando a importância de integrar inovação com a operação. Leia o artigo completo.
Empreendedores
Florianópolis foi eleita a melhor cidade para empreendedores, destacando-se pela infraestrutura e ecossistema de inovação. Leia mais.
Na Bahia, marcas de moda criadas por empreendedores negros estão ganhando destaque ao celebrar a identidade afro-brasileira. Essas marcas fortalecem a cultura local e desafiam padrões no mercado de moda. Confira mais.
Uma pesquisa revela que mais da metade dos empreendedores brasileiros não têm formação em finanças, o que dificulta a gestão de negócios. Saiba mais.
Governos
O Ministério Público de Santa Catarina foi premiado pelo seu programa de inovação aberta, que tem se mostrado eficaz no desenvolvimento de novas tecnologias e no aperfeiçoamento das atividades institucionais. O programa promove a colaboração entre o MP e startups para melhorar serviços públicos. Saiba mais sobre a premiação.
O Governo de Goiás, por meio de seu programa de inovação aberta, recebeu 53 propostas de empresas e startups para desenvolver soluções inovadoras para o setor público. O edital busca promover soluções para aumentar a eficiência do estado e promover melhorias em áreas como saúde e educação. Confira a notícia completa.
Lado B: A IA tem sido usada para aplicar golpes durante a Black Friday, segundo especialistas. Fique atento para evitar fraudes durante o período de promoções e depois disso. Leia mais aqui.
Cursos: Para se prevenir, e tambémrecomendando em nome do meu amigo
Andrei Golfeto, MSc.
a playlist "explicAI" no YouTube, apresentada pela NVIDIA Latinoamérica, que oferece uma série de vídeos educativos sobre inovações e tecnologias de inteligência artificial (IA), com foco nas soluções e ferramentas desenvolvidas pela NVIDIA. A série abrange temas como o uso do NVIDIA AI Enterprise, o NVIDIA Triton para inferência, GPUs para IA, além de arquiteturas específicas e aplicações de IA em setores como finanças, telecomunicações e varejo. Ideal para quem deseja entender as tecnologias por trás de grandes inovações em IA e como essas ferramentas podem ser aplicadas no dia a dia empresarial. Confira a playlist completa aqui.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Open Innovation é sobre buscar soluções fora das fronteiras da empresa, aproveitando o conhecimento e as ideias de startups, pesquisadores e outros atores externos.
Já o Ecosystem é a rede de colaboração que conecta esses diferentes agentes, criando um ambiente onde todos ganham ao compartilhar recursos e experiências.
Esses dois conceitos estão cada vez mais conectados e se mostram essenciais para criar e capturar valor de formas mais ágeis e escaláveis. De grandes corporações como a SAP, que investem em parcerias estratégicas com startups, a programas de aceleração como o da Procempa, estamos vendo como as alianças e a troca de conhecimento podem transformar mercados inteiros.
E aí, vamos construir juntos um ecossistema mais inovador e conectado? 💡
E você? Gostou desse conteúdo?
Curta e compartilhe para essas informações chegarem para mais pessoas.
Startup Manager at NVIDIA | LatAm Community | Inception Program
1 mBoa, vamo que vamo!!
IT Infrastructure Manager at Rabobank | Data Center | IT Operations | Customer Success | Innovation | Angel Investor
1 mParabéns PH!
MSc student in Entrepreneurship at FEA USP | Project Management | AI | Open Innovation | Startups
1 mParabéns pelo conteúdo, PH :D