OK, a SXSW é muito legal. Mas como isso afeta o meu negócio?
Só há duas maneiras de sair da South by Southwest (SXSW): assustado ou animado. Isso porque uma experiência no maior festival de inovação do mundo, realizado anualmente em Austin, nos Estados Unidos, implanta na sua mente a certeza de que o mundo vai mudar radicalmente nos próximos anos, com consequências difíceis de imaginar.
Em 2005, o futurista Ray Kurtzweil previu que a singularidade chegaria na primeira metade do século XXI, trazendo três grandes e radicais transformações:
- A compreensão completa da biologia nos permitirá praticamente eliminar as doenças, estender muito o tempo médio de vida e aumentar radicalmente o potencial humano;
- A nanotecnologia redesenhará e reconstruirá o corpo e a mente, inclusive conectando o nosso cérebro diretamente com a Inteligência Artificial;
- As máquinas terão uma capacidade de processamento e inteligência superiores à humana, e serão capazes de se responsabilizar pela própria evolução.
A cada ano, a SXSW nos prova que Kurtzweil pode errar uma ou outra data (ele tem todo um cronograma para cada detalhe dessas evoluções), mas que está longe de estar louco. Nos 2,5 mil debates e palestras realizados em Austin, temas como viajar a Marte, ler pensamentos e editar o genoma humano são papo de bar, tratados com a maior naturalidade. (Achando que é exagero? Esse kit educativo vendido pela internet por US$ 150 ensina a editar o genoma de uma bactéria. Compre para as crianças: no futuro, pode ser útil ter alguém que saiba fazer engenharia genética em casa.)
Nessa batida, fica uma certeza: a revolução digital que conhecemos hoje, a partir da qual nos relacionamos com o mundo através das telinhas, vai terminar. Sabe aquela busca no Google em que ficamos tentando adivinhar como o algoritmo "pensa" para que possamos usar as palavras-chave adequadas e encontrar o que desejamos? Pois é, essa dificuldade vai terminar. Aliás, a busca, como conhecemos, também vai terminar, e será substituída por assistentes de Inteligência Artificial, em versões mais avançadas da Alexa e da Siri. No futuro, esses assistentes estarão dentro do nosso cérebro, implantados por nanotecnologia.
Mas… como essa loucura se conecta com a nossa vida? E como ela afeta o seu negócio? Leia o artigo completo na plataforma da Organica.
Quer saber mais sobre as tendências de futuro da SXSW? Me envie um e-mail
Gostou do artigo? Compartilhe!
Advogado/Sócio na SCHULTZ & ROSSA ADVOGADOS
7 aBacana o artigo, Luciane. Mas todos os anos quando ocorre a SXSW e sempre com "novas novidades" (a redundância é proposital) eu me pergunto, sobre quem esteve lá e voltou com os olhinhos brilhando e meio cidadão do mundo: "tá, e o queco?" (a saber: "o queco" tenho a ver com isso?). Tudo é muito bonito e moderno. Será prático?