OKR'S: As chaves para o sucesso empresarial.
Design: Nara Cerviño, utilizando vetores do Freepik.

OKR'S: As chaves para o sucesso empresarial.

O.K.R. é uma sigla para Objetivos e Resultados Chave (do inglês Objectives and Key Results).

Essa metodologia traz um modelo de gestão inovador que visa garantir o cumprimento de metas e resultados de forma organizada e eficiente. É importante que essas metas sejam desafiadoras, porém possíveis de serem realizadas, para dar produtividade e lucratividade ao negócio.

Para tal, estabelecem-se objetivos e resultados-chave mensuráveis, em torno dos quais toda a empresa deve trabalhar. Sendo assim, cada um dos funcionários tem suas responsabilidades definidas, unindo-se para gerar resultados necessários à realização dos objetivos coletivos.

Podemos traduzir os objetivos nas entregas desejadas e os resultados-chave nas maneiras de medir se o trabalho caminhando corretamente. Para serem mensuráveis, os resultados precisam conter números, enquanto os objetivos podem ser mais aspiracionais e qualitativos.

O diagnóstico das necessidades corporativas ocorre com OKRs de leitura e entendimento facilitado, em conjuntos de objetivos inter-relacionados, esclarecendo como cada um pode colaborar para a realização dos objetivos macro da empresa. Uma das suas características inovadoras é a sua elaboração Bottom Up, em que cada colaborador estabelece e se responsabiliza por seus objetivos, os conduzindo até a sua realização.

Os objetivos coletivos são destrinchados em metas individuais, distribuídas entre os profissionais de acordo com seu âmbito profissional. Para garantir que serão atingidas, investimos na capacitação dos colaboradores, além de implementar o uso de tecnologias que otimizem a realização dessas tarefas.

Entre suas vantagens, podemos citar:

  • A agilidade nos processos de tomadas de decisão, adaptando o planejamento sem burocracias.
  • A gestão estratégica para garantir a produtividade da empresa, poupando tempo e recursos.
  • A autonomia que proporciona para que os funcionários ajam em busca dos objetivos individuais e coletivos.

Por essas razões, funciona tanto em grandes companhias, quanto em negócios disruptivos como os propostos por starups.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Nara Cerviño

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos