Olimpíadas e autoprioridade

Olimpíadas e autoprioridade

Existe muito mais semelhanças entre as olimpíadas e o mindset de senso de propriedade durante o trabalho do que imaginamos.

Assistimos a tudo atentamente, porque nos chama a atenção a performance tão talentosa dos atletas, é impressionante como eles rearranjam suas forças através da disciplina para se tornarem extremamente competentes naquele esporte. Sendo assim, ficamos aficionados, porque o que fazem é a demonstração da transcendência de suas habilidades, eu diria que é como aquele ditado: " Morda um pouco mais do que você pode mastigar, e você ficará mais forte.".

Como um atleta arranja sua disciplina ? mordendo/responsabilizando-se um pouco mais do que ele pode, porém são tão bons nisso, que conseguem chegar ao absoluto limite de suas habilidades naquele momento, coloca todas suas capacidades alinhadas com um propósito de ultrapassar seus limites o máximo possível, e inserir-se no universo desconhecido de suas competências, desta prática se faz seu aprimoramento.

Nas olimpíadas, um atleta de ginástica olímpica, por exemplo, é o próximo da fila para atuar. Ele vê a performance de seu adversário olímpico a frente, ele faz tudo como planejado, cada salto, cada giro, cada descida, e então seu pouso é perfeito ! Todos gritam, os jurados dão 9.9, o atleta que estava prestes a atuar agora entra em cena, pensa em sua posição de largada: "cara, 9,9? foi basicamente perfeito, como eu posso fazer melhor que perfeito?". Então ele inicia, e tudo que ele faz é muito além do caos do que qualquer coisa que ele já tenha feito, arriscou movimentos além do limite do que dominava durante os treinos, ele empurra todas suas habilidades além da sua competência, cada giro, cada pouso, cada pulo, melhor do que ele já fez em toda sua vida, está imerso dentro de um oceano do desconhecido, cada milésimo de segundo é uma oportunidade para errar em escala ou alinhar mais um acerto, e mesmo assim os movimentos são coordenados e alinhados dentro daquilo que é capaz de fazer, trabalhando todos os limites, movendo-se além da perfeição, pois é um profissional do aperfeiçoamento, logo quando pousa, imediatamente é ovacionado !!! 10.0 !!! Uma pessoa que ultrapassou todos os limites que já existiram, uma pessoa que ganhou OURO, uma pessoa que não enobreceu apenas a si mesmo, mas sim a humanidade como um todo, um novo nível de perfeito.

Isso que nos extasia dos jogos, tudo aquilo que nos faz relembrar que somos seres de "auto-aperfeiçoamento", somos nossas próprias esculturas, tudo é uma oportunidade para se lapidar. O senso de propriedade, no trabalho, vereda pelo mesmo propósito, fazer o melhor que podemos a cada momento, gerando valor, aperfeiçoando-se dentro de áreas desconhecidas pelas suas competências e dominando-as, mordendo mais do que se pode mastigar e ficando mais forte.

Eu dou muito valor a quem volta sua disciplina em se tornar melhor, em qualquer área cognitiva ou performática, essas pessoas sempre gozarão do valor que a vida lhes imputa, o mundo sempre recompensará com o sucesso, uma promoção, um negócio edificado, formas do sucesso por si só. E através do sucesso repetido, vem o legado.

SEMPRE PODEMOS FAZER MELHOR DO QUE O ATUAL "PERFEITO" ! SEMPRE !!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos