Onboarding = SerHumano + Integração
O jargão Onboarding surgiu na década de 1970 para identificar o processo de socialização organizacional para colaboradores recém-contratados. É através do Onboarding que os funcionários adquirem conhecimento sobre cultura, valores, rotinas e dinâmicas corporativas, assim como habilidades e comportamentos para tornarem-se membros e insiders eficazes.
Em um período que pode variar entre 3 e 15 dias, o departamento de Recursos Humanos comanda o mecanismo de integração, orientação, supervisão, acompanhamento, treinamento e engajamento dos profissionais.
Com a capacitação dos recém-contratados, o RH muda a percepção dos mesmos, assim como reduz a rotatividade, absenteísmo, aumenta a eficiência individual e habilidades pessoais, eleva os conhecimentos, muda atitudes e comportamentos.
Os 04 C´s do Onboarding de sucesso:
Entende-se que para um bom processo de Onboarding ele deve ocorrer desde o processo de recrutamento do profissional. 5 benefícios de um Onboarding bem executado:
1. Maior motivação dos colaboradores;
2. Melhoria na integração da pessoa com a empresa;
3. Retenção de talentos;
4. Redução da rotatividade;
5. Mudanças de atitudes, comportamentos e aumento das habilidades e eficiência individuais.
Recomendados pelo LinkedIn
Sinalizações importantes dentro do processo de Onboarding que podem comprometer a sua eficácia
Onboarding significa "embarcar". O processo de Onboarding nada mais é do que mergulhar no contexto e conhecer detalhadamente todo o repertório da organização. A partir daí os funcionários recebem o acompanhamento de um tutor, este tem o foco em proporcionar uma melhor adaptação ao criar laços mais rapidamente entre os membros da equipe. Assim, esses profissionais têm um maior engajamento com a empresa e desenvolve níveis mais altos de satisfação. O que repercute no êxito nas entregas de resultados.
Os Recursos Humanos contratam Capital Humano
Em captação de Capital Humano os Recursos Humanos precisam ter em mente que o produto principal é gente. Ou seja, são pessoas buscando outras pessoas para juntas chegarem aos resultados solicitados pelo empregador. A melhor forma de fazer um trabalho é traçando o processo, as ações, o impacto, o alcance, resultado e o Onboarding é a estratégia para isso.
Ao trabalhar com um ser humano, trate-o como ele gostaria de ser tratado, supra as suas expectativas emocionais e profissionais que as entregas serão assertivas, ágeis e prazerosas durante todo o processo. O equilíbrio emocional e profissional são necessários para o êxito. Pense sobre isso!
Ei, antes de partir...
Comente, recomende ou compartilhe este artigo se você achar útil. Você nem imagina como isso nos motiva e dá energia para que possamos escrever ao saber que mais pessoas estarão se beneficiando desse conteúdo.
Aprenda a Aprender!
Comunicação e Marketing | MBA Gestão de Projetos | MBA Gestão de Pessoas, Desenvimento Gerencial e Coaching | PÓS Gestão Estratégica TI | PÓS Gestão de Operações, Produtos e Serviços | ITIL® 4 | HDI CSR | Service Now
2 aVamos que vamos 💜