Onde você está? Onde você quer chegar? Aproprie-se de sua carreira já!
Você que está em crise no trabalho em um momento complicado da economia no país, deve se perguntar: E agora, o que eu faço? Não posso sair, porque a coisa está feia lá fora e se eu ficar eu enlouqueço. Pois bem! Essa é a realidade de muitas pessoas.
Nesse texto pretendo ajudá-lo a repensar um pouco o seu trabalho e quem sabe encontrar a felicidade no seu ambiente atual, sem ser preciso fazer uma transição.
Como já falei um pouco no texto anterior a primeira coisa a ser pensada é sobre os seus valores. Já parou para refletir quais são eles? Valores são as suas crenças, aquilo que você não abre mão, aquilo que você acredita. Costumo dizer que temos dois grupos de valores, os fundamentais que se criam na infância e nos acompanham para toda a vida, e os valores que podem mudar de acordo com as nossas vivências e experiências. Faça uma lista com 10 valores e pense sobre eles. Exemplos de valores: fazer acontecer, autonomia, liberdade, segurança, criatividade, tempo livre, poder, status, entre muitos outros.
Depois que você pensou sobre os seus valores, pare e pense um pouco sobre os seus pontos fortes, ou seja, aquilo que você faz bem dentro e fora do ambiente de trabalho. Pense em atividades, projetos, tarefas que você realizou de forma satisfatória. Os pontos fortes têm a ver com o que você realiza com alta proficiência, isto é, aquilo que você faz naturalmente e que no final alcança bons resultados. No dia-a-dia você realiza várias tarefas que podem ser consideradas como pontos fortes, que você mesmo consegue se dar conta. Uma forma de ajudar nessa busca pela identificação são os feedbacks. Reflita sobre os momentos que você foi elogiado. Por que estavam valorizando o seu trabalho? O que você realizou que acabou ganhando destaque?
Por último pense nas suas paixões. O que você ama fazer? O que brilha o seu olho? Em que repousa maior tempo a sua motivação? Motivação tem a ver com satisfação em realizar algo. Aquilo que você faz com muito prazer, que lhe alegra, que realmente lhe faz feliz.
Faça uma lista descrevendo a sua rotina, as suas atividades diárias e responsabilidades. Agora faça outra lista com seus valores, com seus pontos fortes e paixões. Compare ambas. Será que existe um gap muito grande entre elas? Se este gap não for tão evidente, como você pode redesenhar as suas atividades/funções para que seu trabalho se torne mais feliz?
As pessoas geralmente tentam se encaixar em um modelo já pré-estabelecido pelas organizações. O ideal seria se você pudesse criar o seu ambiente de trabalho. Certamente, criar toda a sua rotina será mais difícil, mas parte dela não pode ser modelada? Assim é possível reformular o jeito que você enxerga o seu trabalho e isso pode lhe trazer mais satisfação.
Se essas duas listas tiverem um gap muito grande, então pode ser o momento de pensar em uma transição, pois a curto prazo a situação poderá ficar insustentável e lhe trazer grandes impactos, até mesmo, no rendimento do seu trabalho.
Lembre-se que boa parte da satisfação na carreira tem a ver com a questão relacional. Crie laços, relacione-se bem internamente no seu ambiente de trabalho e busque auxílio para que seu plano de ação possa ser colocado em prática.
Reflita. Crie listas. Compare. Repense. Faça seu plano de ação. Execute!
Comprador | Purchaser | MBA Gestão da Cadeia de Suprimentos e logística Supply Chain | Suprimentos | Stretegic Sourcing
7 aBelo artigo!
Analysis and Systems Development | Supply Chain | Buyer
8 aExcelente!!!