Opinião: Como enfrentar o cenário preocupante da economia em 2022
O cenário da economia brasileira é preocupante, diversas instituições financeiras e casas de análise passaram a prever PIB menor, inflação mais alta e juros também mais elevados no cenário próximo.
De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, a economia brasileira deverá crescer 5% em 2021, mas em 2022 há riscos de forte desaceleração e o PIB do país deve aumentar apenas 1,4%.
Ainda segundo o relatório divulgado no último dia 1º pela OCDE, a expansão do PIB brasileiro deverá ficar pouco abaixo da média de crescimento da economia mundial neste ano, projetada em 5,6%, e poderá ser bem inferior à média global em 2022, estimada em 4,5%.
Os seis principais fatores que têm feito os analistas reduzirem suas expectativas para o desempenho da economia são:
1- Inflação maior e juros em alta
2- Menor crescimento da renda
3- Esgotamento do efeito da retomada dos serviços
4- Desaceleração global
5- Piora da crise hídrica e possível racionamento de energia
6- Eleições conturbadas
Nem todas as previsões são negativas, a aceleração da campanha de vacinação no Brasil contribuirá para a retomada do crescimento econômico do país. Além disso, o aumento dos preços das commodities durou mais do que o esperado, impulsionando as exportações.
Recomendados pelo LinkedIn
Mas, como driblar a crise?
Em momentos mais turbulentos, algumas medidas são fundamentais para que as empresas consigam driblar a crise e manter a saúde de seus negócios. Separei algumas dicas que podem auxiliar nessa missão:
Tenha um planejamento financeiro
Ter uma reserva financeira é importante para se prevenir de imprevistos e qualquer tipo de crise que possa acontecer, assim você não prejudica as finanças do seu negócio.
Faça uma gestão estratégica de estoque
Gerenciar o estoque de maneira estratégica é uma atividade que exige planejamento e análise para evitar perdas financeiras. É preciso observar e analisar principalmente o contexto atual para tirar as melhores conclusões com o objetivo de evitar desperdício ou falta de giro.
Invista em tecnologia
É preciso encarar o TI como um investimento, não como uma despesa. O investimento em novas tecnologias, auxilia sua empresa na otimização de tempo e processos contribuindo positivamente para a competitividade do seu negócio.
Fortaleça parcerias
Fortalecer parcerias e contribuir para a construção de uma cadeia de suprimentos sustentável, é fundamental para empresas que buscam um modelo de negócio coeso e de alta performance, e pode ser uma boa saída para driblar a crise.
Em momentos conturbados, como a previsão aponta, é necessário cautela, planejamento e uma boa gestão para que sua empresa consiga driblar os efeitos econômicos do país.
Agora quero ouvir sua opinião, quais medidas você acredita serem necessárias para enfrentar um cenário econômico conturbado?