A sua profissão pode estar em risco graças à evolução da Tecnologia

A sua profissão pode estar em risco graças à evolução da Tecnologia

Segundo uma pesquisa recente publicada pela Universidade de Oxford, os avanços tecnológicos põem em risco cerca de 47% do emprego total nos EUA. E, posteriormente, será espelhado nos restantes países, incluindo na Europa.


Artigo de opinião da autoria de João Valente

Uma das profissões que brevemente poderá ser atingida será a dos motoristas de veículos pesados. Sabe-se que a Google, a Uber, a Tesla e outras empresas já têm protótipos de carros autónomos que podem conduzir por longas distâncias com muita segurança e eficiência. Na prática, os carros autónomos representariam ganhos extraordinários com relação aos custos e tempo das viagens para transportes de cargas.

Seguindo esta linha podemos vislumbrar veículos de transporte público autónomos, aviões sem pilotos humanos e, porque não, taxis automatizados. Este último não deve ser confundido com o Uber - um resultado da inovação e da tecnologia mas que ainda exige a mão humana.

O avanço da tecnologia, com desenvolvimento de softwares e robôs cada vez mais sofisticados, acabam por gerar este receio generalizado.

Sugiro que o leitor faça um exercício rápido: pense na sua atividade profissional. Esta pode ser exercida por um engenho inteligente? Se sim, a qualquer momento pode ser substituído.

Tendo em conta alguns estudos e questionários elaborados nos últimos meses, por entidades fiáveis, conclui-se que as profissões com maior risco são: operários fabris, seguranças, bancários, pilotos de aviação e analistas de sistemas. Mas voltando ao exercício anterior, é importante lembrar que qualquer atividade que possa ser feita eficazmente por uma máquina, está em risco.

Graças à inovação este é processo inevitável e necessário e que exigirá a requalificação da força de trabalho nas mais diversas profissões. Não se trata de algo inédito na história da humanidade. Podemos recuar à revolução industrial pensar nas suas consequências. Algumas profissões são extintas, outras sofrem impactos mas muitas novas profissões e oportunidades surgirão consequentemente.

Este processo é contínuo. Basta pensar que hoje em dia já não vivemos sem máquinas como as máquinas de lavar roupa e loiça, máquinas de café, câmeras de segurança, alarmes, etc. Tudo isso está relacionado a atividades que já foram desempenhadas exclusivamente por humanos.

Cabe a nós, seres humanos, procurar otimizar a nossa capacidade de adaptação e acompanhar a evolução. No futuro, a tecnologia será sua inimiga ou sua aliada?

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos