As oportunidades começam a surgir de dentro de você
A primeira vez que ouvi falar em “MINDSET” – pelo menos que eu me lembre – foi em um treinamento que o diretor comercial da empresa na qual eu era estagiária, ministrou para a equipe de vendas. Ele indicou o livro da Carol Dweck – especialista no assunto – Mindset, a nova psicologia do sucesso. Fui atrás do tal livro e nele a autora fala de dois tipos básicos de mindset – ou mentalidade - o “fixo” e o de “crescimento”.
O mindset fixo diz respeito àquelas pessoas geralmente pessimistas, que utilizam as dificuldades que surgem como desculpas para não lutarem, acreditam que certas coisas “não são para elas”, são pessoas um tanto quanto céticas quando alguém toca no assunto “transformação”. O mindset de crescimento é um tanto quanto persistente, geralmente pessoas com esse tipo de mindset são pessoas otimistas, acreditam que podem qualquer coisa e costumam trocar “não consigo” por “como faço para conseguir?”, ou ainda, “se fulano consegue eu também posso conseguir”.
A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia divulgou nesta segunda-feira (25 de março), dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) que apontam a geração de 173.139 postos de trabalho no mês de fevereiro, ou seja, em relação ao mesmo período do ano anterior houve uma melhora significativa.
Uma reportagem no G1 mostrou que um mutirão organizado pelo sindicato dos comerciários de São Paulo estava oferecendo seis mil vagas de empregos e 15 mil candidatos compareceram. Os recrutadores relatam que apesar do grande número de candidatos, fechar essas vagas é desafiador, pois, as pessoas não possuem qualificação básica, como por exemplo, Excel. E diante disso teremos duas histórias diferentes: a daquela pessoa que vai lá e recebe um “não” e com isso começa a reclamar. A outra história é daquela pessoa que mesmo tendo recebido o “não”, vê naquela reprovação a oportunidade de se preparar melhor. E você? De qual história gostaria de fazer parte? Comece a enxergar as oportunidades e veja a mágica acontecer.
Monara Silva