Oportunidades de vendas no Carnaval
Depois de dois anos, diversas cidades do Brasil voltarão a celebrar o #carnaval, trazendo novamente para as ruas o desfile dos blocos e das escolas de samba. Apesar do carnaval ser considerado uma celebração cultural e um momento de diversão, esse grande evento gera diversas oportunidades de #vendas e movimentação econômica, gerando renda, #empregos e #oportunidades de #negócios.
O #evento ocorrerá na próxima semana e já é possível vislumbrar impactos positivos em diversos setores da #indústria, #comércio e #serviços.
As oportunidades de #negócio no carnaval são muitas e passam pelos mais diversos setores da economia (criativa, #turismo, #moda, #beleza, #alimentos e #bebidas, eventos, artesanato etc). Confira a seguir, alguns setores que tendem a se beneficiar nesse período e como você, #empreendedor(a) e/ou empresário(a), pode aproveitar o momento para lucrar mais.
Varejo de moda
É uma tradição, no carnaval, que as pessoas se vistam, caracterizem e maquiem para irem aos blocos carnavalescos e também aos desfiles das escolas de samba. Com a retomada, um dos principais #setores a movimentar a economia é o de varejo de moda, que deve ampliar as vendas frente à demanda dos consumidores em busca de fantasias, acessórios, personalização de pertences e adereços.
Nas redes sociais, já se pode ver uma movimentação e aumento das buscas por referências e modelos de fantasias, além do #mercado já apresentar as tendências para o carnaval deste ano.
Beleza
O setor de beleza e bem-estar tem excelentes oportunidades, principalmente, nesta época.
Maquiagem e cosméticos
No que diz respeito a maquiagens e cosméticos, é importante acompanhar as tendências desse segmento. Assim como a moda, esse mercado vem buscando se reinventar, ampliando estudos e investimentos em produtos mais naturais, de origem não-animal e que promovam maiores cuidados com o bem-estar do consumidor.
Alimentação e bebidas
O setor de alimentos e bebidas se beneficia muito no período de carnaval. Grandes empresas do mercado costumam, inclusive, patrocinar os carnavais em diversas cidades.
Porém, os pequenos negócios têm como oportunidade atender a nichos específicos e demandas diferenciadas para públicos diversificados, podendo atuar com comercialização de:
*comidas leves, como saladas em pote;
*sanduíches naturais;
* saladas de frutas;
*comidinhas fit e/ou veganas que sejam fáceis de consumir;
*sucos naturais (podem ser mix de frutas variadas, com adição de outros ingredientes que dê energia);
A oportunidade para a elaboração de cardápios para os diversos perfis de clientes é variada (vegetarianos, veganos, não-celíacos, sem glúten, sem açúcar, fit e saudável).
Recomendados pelo LinkedIn
O consumo de bebidas alcoólicas também cresce nesse período gerando oportunidade para a elaboração de drinks, coquetéis e coquetéis de diferentes sabores e misturas, podendo ainda ser temáticos (conforme o tema da festa), o que se torna uma atração à parte, inclusive para postagens nas redes sociais. Esse tipo de venda pode atrair mais público para o local para experimentações e vivencias diferenciadas pelo cliente/consumidor.
Importante também ter opções sem álcool para o público que opta por consumir bebidas sem esse item, mas que deseja ser estimulado pelo visual e paladar.
Dica para vendedores ambulantes
Tente encontrar meios de contatar a prefeitura da sua cidade para verificar sobre o cadastramento para trabalhar no carnaval de rua. Cada cidade tem suas regras. Verifique como participar.
Dicas para empresas fornecedoras
No caso de festas, é interessante buscar informações para prestação de serviços de fornecimento e/ou buscar parcerias para sua marca. Atenção ao contrato que será fechado, pois precisa ser ganha-ganha, ou seja, bom para ambas as partes.
Turismo de carnaval
O turismo é um dos setores que melhor está sentindo os impactos positivos do retorno do carnaval no pós-pandemia. Houve uma mudança em relação às tendências de mercado, em relação aos perfis dos consumidores, que passaram a explorar um turismo mais local, aproveitando o que suas próprias cidades tinham a oferecer.
Considerando as demandas reprimidas, em 2023, haverá quem investirá em:
o viagens municipais dentro do próprio estado;
o viagens para outros estados dentro do Brasil;
o viagens para outros países;
o àqueles que vão aproveitar a própria cidade, alugando estadias por temporadas para melhor se deslocar entre blocos e eventos.
O fato é que, empreendedores e empresários do setor de turismo e a rede hoteleira devem se preparar para uma alta significativa, e também empresários de bares e restaurantes e comércios variados, para poder aproveitar as oportunidades que esse megaevento proporciona, uma vez que há uma demanda reprimida nos foliões.
As empresas devem se questionar a respeito de alguns aspectos, como:
· há um planejamento de sua empresa junto aos fornecedores?
· seus colaboradores estão afinados para melhor atender os clientes, visando uma melhor experiência e jornada de compras?
· a gestão de sua empresa está em dia e pode atender ao aumento das demandas que surgirão?
· a capacidade do seu negócio vai atender à alta prevista?
Se todos os aspectos acima estiverem funcionando perfeitamente, é momento de buscar entender as tendências e oportunidades, a partir do estudo do mercado e dos novos perfis consumidores.
Gerência de Conhecimento e Competitividade