Oportunidades Disfarçadas - Carlos Domingos
Você está querendo lançar um novo produto no mercado, mas faltam inspiração e boas idéias? Experimente sair um pouco do escritório. Você sabia que o novo iMac, aquele em formato de luminária, foi criado na horta de uma casa? É verdade: Steve Jobs e seu designer-chefe, Jonathan Ive, passeavam pela horta da casa de Steve, quando olharam para os canteiros de verduras e flores e tiveram a idéia de fazer um computador em formato de girassol.
Tão útil quanto ver coisa nova é ouvir gente nova. Na rua, em contato com seu consumidor, você pode identificar a necessidade de algum novo produto. Veja este caso: desesperado com a difícil situação por que passava sua empresa, o dono de uma gráfica foi até um igreja rezar por dias melhores. Seu pedido foi atendido imediatamente: percebendo a igreja lotada de fiéis, ele teve a idéia de imprimir folhetos com a oração do santo da paróquia: Santo Expedito. Começou produzindo centenas de santinhos, que viraram milhares e hoje são milhões. E a procura cresce a cada ano.
Se é demais pedir para você sair um pouco da empresa, então pelo menos ouça a opinião de pessoas de fora. Leigos no assunto podem dar uma visão totalmente nova sobre seu produto. E até ajudar você a criar um novo. Você sabia que algumas das maiores invenções da história foram concebidas por pessoas que não eram da área? Vamos aos exemplos.
Um treinador, interessado num calçado específico para correr, resolveu colocar borracha numa máquina de waffle. Estava criado o solado de borracha com relevos, que deram maior tração à corrida. Com o sucesso de seu invento, Bill Bowerman, juntamente com o amigo Phil Knight, logo depois fundou a Nike.
Um morador de uma cidade baixa do Colorado tinha dificuldade para receber o sinal da televisão. Decidiu então, por conta própria, instalar uma antena no alto de uma montanha. E depois passou a vender o sinal para os vizinhos por meio de cabo. Estava criada a TV a cabo.
Uma dona de casa insatisfeita com o coador de pano resolveu improvisar um de papel. Foi assim que Dona Mellita criou o coador descartável.
Um gordo que não conseguia abotoar suas próprias roupas criou o zíper.
Um pintor profissional de retratos, Samuel Morse, inventou o telégrafo.
Esqueça um pouco os especialistas, as pesquisas, computadores e livros técnicos. Fale com o povo. É para ele que você vende seu produto e dele que depende o futuro da sua empresa.
O inventor do novo motor a diesel, Charles Kettering, não entendia nada de termodinâmica. Certa manhã ele recebeu a visita do representante de uma grande empresa interessada na patente. O visitante disse: "Gostaria de falar com seu técnico em termodinâmica a respeito do invento". Charles respondeu: "Lamento muito, aqui não tem nenhum técnico. Nem alguém que saiba o que é termodinâmica. Agora, se o senhor quiser saber como criei este motor, explicarei com prazer".