Oportunidades em tempo de crise
Segundo o IBGE, o total de desempregados cresceu e atingiu 14,2 milhões. Com base em tal estatística, nem é preciso dizer que situação está difícil para muita gente, principalmente em algumas cidades como a Rio de Janeiro.
Tenho ouvido relatos de amigos que enviam currículos para tudo quanto é vaga, e por outro lado recrutadores que recebem cada vez mais CVs que fogem aos perfis profissionais das vagas divulgadas. Enquanto a ociosidade aumenta para uns, o trabalho aumenta para outros. Imagine só receber 1500 currículos para uma vaga e no final das contas chegar a apenas 18 candidatos.
Penso que atirar para todos os lados é um desperdício de energia, pois vale ressaltar que existem requisitos que são mandatórios para cada vaga existente no mercado, e desperdiçar tempo enviando CV para oportunidades que não tem nem 50% de aderência do seu perfil, só vai fazer com que o nível de ansiedade e frustração aumentem.
Apesar do número recorde de pessoas desocupadas no país, o rendimento médio real habitual do trabalhador brasileiro vem mantendo-se estável, o que demonstra que o trabalho informal tem aumentado. Milhares de trabalhadores que perderam seus empregos têm vivido de bicos ou trabalhado como autônomos, enquanto procuram uma nova oportunidade com carteira assinada, e apesar da crise, essa é uma estratégia necessária quando se precisar pagar as contas.
São os mais diversos segmentos que tem crescido em tempos de recessão: refeições prontas, Food Truck, beleza e cosméticos, reciclagem, reparos e consertos, além de vestuários que apesar do cenário econômico atual vem se mantendo, pois mesmo não indo as compras com frequência, os brasileiros consomem principalmente nas mudanças de estação e datas comemorativas.
Outro setor que tem tomado força e está vindo para ficar é economia compartilhada ou colaborativa, que muitas vezes ajuda a reduzir custos. O Blablacar é um perfeito exemplo desse novo setor, o aplicativo de carona já utilizado em outros países é uma forma de oferecer caronas e economizar nos custos de uma viagem (com pedágio e gasolina), uma pessoa com carro publica o local de onde saí e o destino da viagem, esperando se conectar a outras pessoas que saíram do mesmo local, indo ao mesmo destino.
De tempos em tempos crises irão surgir e a melhor forma de aproveite nossa energia é ver as oportunidades onde elas parecem não existir.
Antonia Aguiar
HubSpot + Gainsight Admin @ Kore.AI
6 aNão teve como não começar a te seguir depois desta postagem! Obrigado por esta reflexão que agrega tanto com tão pouco... =]
Diretor de Telecomunicações | Consultor | Palestrante | GetCom Consultant Owner
6 aMuito bom seus artigos Antonia, você deveria continuar escrevendo e ampliando sua rede. Te desejo boa sorte.