OPORTUNIDADES PARA O FUTURO DA MOBILIDADE NACIONAL
O MCTIC - Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações atendeu ao nosso convite e veio a MG conhecer o pólo de mobilidade elétrica e participar do lançamento da chamada de apoio a projetos da Linha V do Programa Rota 2030 - uma das duas linhas prioritárias coordenadas pela Fundep. http://www.fundep.ufmg.br/rota-2030/
A equipe do governo de Minas reuniu os principais atores nesta ação, que teve como objetivo apresentar as iniciativas já existentes no estado e de forma coordenada estruturar a visão de futuro.
@Frederico Ribas (Relações Institucionais e Inovação Cemig), @Edgar (Promob-e), @João Vitor Fonseca (Assessoria do vice governador), @Major Ricardo (MCTIC), @Marco Crocco (Presidente do BHTEC), @Marcos Antonio Mandacaru (Assessoria do vice governador), @Dante De Matos (Presidente da Codemge), @João Irineu Medeiros (Diretor da FCA), @Brigadeiro Maurício Gonçalves (Secretário de Tecnologias Aplicadas do MCTIC), Janayna Bhering (Desenvolvimento novos negócios Fundep), @Frederico Ayres Lima (Presidente da Aperam), @Leonardo (FCA), @Ricardo Debiazi Zomer (Coordenador da indústria automotiva -Ministério da Economia), @Thiago Toscano (Presidente do INDI), @Marcus Regis (GIZ), Robson (Promob-e)
Na parte da tarde a Reitora da UFMG, Professora Sandra Goulart abriu o evento “Oportunidades para o futuro da mobilidade nacional” – promovido pela Fundep realizado na UFMG que reuniu pesquisadores, representantes da indústria automotiva, do Governo Federal, entre outros órgãos, para debates sobre o futuro da mobilidade nacional. Potencializando a conexão entre Institutos de Ciência e Tecnologia e o segmento automotivo para a geração de soluções para o setor, as oportunidades do Programa Rota 2030, iniciativa do Governo Federal, também foram apresentadas. A Reitora exaltou a conjunção de forças que move o Rota 2030 – ministérios, fundações de apoio, ministérios, empresas – e o grande impacto que o programa promete para o país. “Em contextos de crise, é fundamental o papel das universidades e da pesquisa para gerar oportunidades de transformação”, disse Sandra. “Entramos em processos como este com o que sabemos fazer, que é produzir ciência e inovação, além naturalmente, de educar.”
http://www.fundep.ufmg.br/ufmg-sedia-anuncio-de-chamadas-para-inovacao-no-setor-automotivo/
Brigadeiro Maurício Gonçalves (Secretário de Tecnologias Aplicadas do MCTIC), Prof Alessandro Fernandes Moreira (Vice-Reitor UFMG), Sandra Goulart (Reitora UFMG, Prof Alfredo Gontijo (Presidente Fundep), Ricardo Debiazi Zomer (Coordenador da indústria automotiva -Ministério da Economia)
Lançadas oficialmente as chamadas públicas para a linha V Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão, que visam o investimento de R$21 milhões em pesquisas para o setor. A expectativa é investimentos da ordem de R$ 1bilhão de reais pelo Programa Rota 2030 em todas as linhas prioritárias nos próximos 5 anos.
O Programa Rota 2030 - Mobilidade e Logística, é parte da estratégia elaborada pelo Governo Federal para desenvolvimento do setor automotivo no país, e compreende regramentos de mercado, e um regime tributário especial para importação de autopeças sem produção nacional equivalente. O Programa Rota 2030 foi elaborado em um contexto no qual o setor automotivo mundial sinaliza profundas transformações, seja nos veículos e na forma de usá-los, seja na forma de produzi-los.
Diante das tendências citadas, o Rota 2030 Mobilidade e Logística guarda como objetivo ampliar a inserção global da indústria automotiva brasileira, por meio da exportação de veículos e autopeças. A proposta é que este movimento de inserção global seja progressivo, permitindo que ao final da vigência do programa o país esteja inteiramente inserido e no estado das artes da produção global de veículos automotores.
Em seguida contamos com o painel de discussões, o qual tive o privilégio de mediar ao lado do Prof Alfredo Gontijo, presidente Fundep, para apresentar algumas das iniciativas já vigentes e as oportunidades de interação entre os atores do ecossistema:
• PNME: Plataforma Nacional da Mobilidade Elétrica -Marcus Regis (Coordenador Promob-e)
• Linhas de financiamento para projetos de mobilidade elétrica -Ronaldo Braga (BDMG)
• Projeto da fábrica de baterias de lítio e enxofre – Dante de Matos (Codemge)
• A mobilidade elétrica e os projetos de P&D - Lauro Vasconcelos(Cemig)
Marcus Regis (Coordenador Promob-e), @Ronaldo Braga (BDMG), Dante de Matos (Codemge), @Lauro Vasconcelos(Cemig), ), Janayna Bhering (Desenvolvimento novos negócios Fundep), Prof Alfredo Gontijo (Presidente Fundep)
Tivemos ainda as palestras de João Irineu - representando a FCA e a AEA (Associação Brasileira de Engenharia Automotiva) que abordou as necessidades da cadeia automotiva nacional. Ricardo Zomer (Coordenador da indústria automotiva no Ministério da Economia) apresentou as oportunidades do programa Rota 2030 e pra fechar com chave de ouro, Professor Martin Ravetti, diretor da Fundep, apontou maiores detalhes sobre esta chamada e esclareceu dúvidas naturais pela natureza pioneira deste programa.
PROPOSTAS ATÉ 06/04/2020 SUBMETER PROPOSTA