Oq @conteceu com #nosso português?
Notamos nitidamente a "evolução" da língua portuguesa. Houve um tempo em que a escrita era muito valorizada e até certo ponto pomposa. Hoje devido ao que nomeiam de "globalização", os meios de comunicação tem-se tornado amplamente acessíveis à maior parte da população - o que é ótimo! - Com seus aplicativos que facilitam o contato instantâneo entre as pessoas. Contudo a velocidade da comunicação se mostrou inversamente proporcional a evolução de nossa língua em certo sentido.
Talvez o leitor tenha uma opinião formada sobre o assunto. Contudo há de concordar que a linguagem ao invés de progredir está regredindo à abreviaturas que notamos em muitos diálogos entre mensagens de texto via celular. Até mesmo talvez você já tenha feito uso dessa chamada nova forma de linguagem.
O objetivo desse texto não é condenar as abreviações ou neologismos que até certo ponto são úteis e viáveis. A importância da língua é que esta seja entendida por outra pessoa e que haja a comunicação. Mas devemos ter cuidado, pois o uso extremo e sem cuidado dessas formas abreviadas e gírias poderão acarretar no uso incorreto da norma culta de nosso português, prejudicando por exemplo, um candidato para vestibular que precisa escrever uma redação ou um trabalhador que precisa digitar uma carta comercial formal.
"Quantos livros você leu este ano?" Já ouviu esta pergunta? Livros, não notícias em uma web-page ou em algum portal.
Mas se você fizer uma comparação entre quantidade de palavras enviadas por seu aplicativo de mensagens no período de um ano e a quantidade de palavras de um livro; você verá que em um ano poderia ter escrito alguns livros. Isso sem contar os áudios e fotos que deve ter enviado. Alguns até podem ter perdido a prática de escrever com uma caneta, por mais irônico que isso possa parecer, trata-se de uma triste realidade.
O aprendizado deve ser uma constante em nossa vida. Nunca deixemos de nos aprofundar em nossa língua antes de procurarmos obter conhecimento de outras. Construa seu conhecimento com "um bloco de cada vez". Dia após dia invente, reinvente, relembre, aprenda, descubra, surpreenda-se;
"Leia!"
"As coisas valem pelas idéias que nos sugerem".
Machado de Assis
Comercial | Gerente Contas
9 aParabéns amigo por cultivar a arte de escrever bem!!!
Marketing, Gestão de Pessoas e Treinamentos Corporativos [PREPARO COLABORADORES EMPREENDEDORES] >>> e-mail: norb@terra.com.br Instagram: @norbertooliveira93
9 aSinceramente a vida é difícil e complicada. Devemos simplificar e não complicar. Sou a favor do uso explícito da Língua Portuguesa com todas as suas regras estabelecidas, porém eu, na minha humilde opinião, simplificaria uma série de regras, que ao meu ver, são até absurdas...
Por falar nisso, o que vocês estão lendo???
Atendimento ao cliente
9 aImagino que essa deva ser uma árdua tarefa dos pais, manter e ou incentivar seus filhos a lerem livros e a escrever, ao invés de somente digitar ou teclar, passando rapidamente os olhos pelas páginas da web e redes sociais em seus aparelhos celulares, iphones, pc ... e também dos professores que praticamente travam uma luta diária para trazer a atenção e principalmente interesse dos seus alunos à aula ao invés de ficarem vidrados em seus aparelhos, desconectados da vida real, já que imaginam-se muito bem informados e ajustados socialmente. A cultura é a melhor arma para o conhecimento, mas, o desenvolvimento digital deve ser bem usado, caso contrário, trará o inverso do que deveria trazer para nosso futuro. Desaprendizado e alienação.
engenheira na SAGRIMA
9 aA globo não aceita sotaque, mas aceita que os jornalistas e apresentadores falem errado