Organização Internacional do Trabalho realiza a 111° Conferência Internacional do Trabalho
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) realizou, em sua sede em Genebra (Suíça), a 111ª Conferência Internacional do Trabalho, no início desse mês de junho. O evento anual reuniu representantes dos trabalhadores, dos empregadores e dos 187 países-membros da Organização para discutir temas atuais relacionados ao trabalho. Juízes do Tribunal Superior do Trabalho e Procuradores do Ministério Público do Trabalho integram a delegação brasileira.
"Leaving no one behind: Building inclusive labour protection in an evolving world of work" (em português "Não deixar ninguém para trás: Construir uma proteção dos trabalhadores inclusiva num mundo do trabalho em evolução") foi o tema da principal discussão do encontro esse ano.
Segundo a OIT, o termo engloba a criação de oportunidades decentes de trabalho para todas as pessoas envolvidas e o diálogo com todos os grupos que sofrerem os impactos da transição, além do respeito aos princípios e direitos fundamentais do trabalho.
Além das perdas econômicas e de horas de trabalho, as mudanças climáticas e ambientais representam mais uma ameaça para a segurança e a saúde do trabalho. Por outro lado, novas oportunidades de emprego serão criadas e podem contribuir para impulsionar o crescimento econômico mais inclusivo, com nível de vida mais alto.
Segundo documento que foi elaborado nesta edição do encontro, todos os atores do mundo do trabalho devem reunir esforços e, no que diz respeito ao mercado de trabalho, propor intervenções ativas para a proteção social, a segurança e a saúde e outros direitos, além de buscar novas soluções por meio do diálogo social.