Organizações Exponenciais – MTP e SCALE

Organizações Exponenciais – MTP e SCALE

Este artigo foi publicado originalmente em www.bissetriz.com.br/blog

Recentemente, iniciamos uma discussão sobre as organizações exponenciais. No primeiro artigo, contamos um pouco sobre o conceito deste tipo de empresa e o impacto que geram em diversos negócios. Agora, iremos começar o entendimento de cada componente na jornada de criação das organizações exponenciais.

Organização Exponencial = MTP + SCALE + IDEAS

Em todas as organizações exponenciais investigadas pela Singularity University, foram encontrados os atributos presentes nesta fórmula. O MTP (Propósito Transformador Massivo) direciona a organização para um futuro transformador, enquanto o SCALE traduz elementos de criatividade e o IDEAS traduz elementos de controle da organização.

 Iremos investigar neste artigo os dois primeiros componentes da fórmula, o MTP (Propósito Transformador Massivo) e o SCALE.

Propósito Transformador Massivo (MTP)

Sabe aquela MISSÃO que a maioria das organizações perdem meses discutindo para definir e investem caro nas melhores consultorias do mundo e ninguém da organização consegue decorar? O MTP é isso, mas totalmente ao contrário.

O MTP é o SONHO GRANDE das organizações exponenciais, uma declaração clara do propósito da empresa, fácil de se comunicar e com um significado transformador por trás. Ninguém precisa decorar o MTP em uma empresa, pois por si só, ele já comunica o motivo que a empresa existe e onde a organização precisa direcionar seus esforços.

Quer conhecer um MTP de perto? Olhe para o Google. A empresa declarou como Propósito Transformador Massivo a seguinte frase e comunica de forma intensiva a todos os seus colaboradores.

GOOGLE – Organizar toda a informação do mundo.

Alguém tem alguma dúvida do que a organização pretende no futuro? Independente de como fazer isso, todos sabem qual é o futuro que a organização deseja. Pense nisso: algum produto do Google foge deste MTP?

SCALE (S) – Staff on Demand

As relações entre empregadores e trabalhadores estão mudando com muita frequência. E as organizações exponenciais precisam de muita flexibilidade para crescer em alta velocidade. Por isso, pegaram carona nas novas relações de trabalho para contar com pessoas que trabalham sob demanda e por projeto, compondo uma força de trabalho externa.

Em 2015, já éramos mais de 3.2 bilhões de pessoas conectadas à internet. Imagine o potencial de todas essas pessoas podendo trabalhar em qualquer projeto no mundo todo, explorando todo o seu potencial por meio das ferramentas cada vez mais evoluídas de gestão de tarefas e projetos.

EXEMPLO – Gigwalk

Imagine que você seja de uma grande indústria que comercializa seus produtos em mais de 100 países do mundo. Como saber se ele está disposto da forma correta na prateleira de milhares de supermercados todos os dias?

A Gigwalk resolve este problema para marcas como Procter & Gamble, RedBull, Pfizer e Unilever, por exemplo. Por meio de um aplicativo e milhares de pessoas cadastradas para trabalho sob demanda, a Gigwalk paga alguns dólares por tarefas específicas desempenhadas sob demanda. Seria praticamente impossível e inviável cada uma dessas marcas manterem colaboradores em todos os países do mundo para desempenhar essas tarefas.

SCALE (C) – Comunidade e Multidão

Como engajar pessoas, parceiros, fornecedores, colaboradores e usuários para formar uma verdadeira comunidade fidelizada ao seu MTP? As organizações exponenciais possuem este talento. Mobilizam uma multidão para promover o crescimento de seu propósito.

O engajamento da comunidade pode facilitar processos de validação, desenvolvimento de produtos e criação de uma marca global. Diversas empresas cultivam verdadeiros fãs que se tornam escudeiros fiéis à organização.

EXEMPLO – DIY Drones

Imagine uma comunidade apaixonada por drones que se propõe a compartilhar conhecimento e colaborar entre si para desenvolver produtos fantásticos. Essa é a DIY Drones.

Por meio da comunidade, fizeram a reengenharia de um drone das Forças Armadas dos EUA, chamado Predator, que possui um valor de $4 milhões (sim, dólares).  A comunidade replicou 98% das funcionalidades do drone utilizando o compartilhamento do conhecimento chegando a um valor de venda do produto final de pouco mais de $300. Há uma diferença, não é mesmo?

SCALE (A) – Algoritmos

Já ouviu falar em Big Data, não é mesmo? As organizações exponenciais conseguem basear todas as suas decisões em dados relevantes para o negócio, por meio de algoritmos que maximizam as possibilidades de ganhos de todos os lados.

Os algoritmos já estão presentes nos processos de operações, vendas, marketing, contratação e demissão de pessoas, estratégia, desenvolvimento de produtos, decisões financeiras e por aí vai..

EXEMPLO – UPS

A UPS é a maior empresa de transporte expresso do mundo, realizando mais de 18 milhões de entregas por dia em mais de 200 países. Sabe o que acontece quando um software (telemática em logística) é implementado para otimizar a rota de mais de 220 aviões, 55 mil caminhões e 9o mil carros?

Em um ano a UPS deixou de rodar aproximadamente 135 milhões de quilômetros fazendo a mesma quantidade de entregas, o que resultou em uma economia de quase $2.2 bilhões para a companhia. Este é o poder dos algoritmos.

SCALE (L) – Ativos Alavancados

Abrir uma empresa significa investir recursos em máquinas, equipamentos, instalações, estrutura física, etc, certo? Não para as organizações exponenciais. Este tipo de organização percebeu que é muito mais atrativo ter acesso à recursos que outra pessoas e organizações já possuem do que criar os seus próprios recursos.

EXEMPLO – Waze

Uma empresa chamada NavTec pode ser considerada a grande concorrente do mercado quando o Waze nasceu. A grande diferença? A NavTec possuía seus próprios sensores, enquanto o Waze tinha acesso aos sensores que os usuários já possuíam: o smartphone.

Com 2 anos de fundação, o Waze já possuía o mesmo número de sensores que a NavTec. Com 4 anos, já eram 10 vezes mais sensores! A empresa utilizou um recurso que seu usuário já possuía para trabalhar pela empresa, substituindo o desenvolvimento de ativos próprios.

SCALE (E) – ENGAJAMENTO

As organizações exponenciais sabem utilizar recursos para criar interação das pessoas em seus negócios. A pessoa não se torna somente um usuário de um produto ou plataforma, mas um verdadeiro membro de uma comunidade, como tratada nos atributos acima, que trabalha pelo MTP da empresa.

Geralmente, a gameficação (técnicas para tornar contextos lúdicos) faz parte do repertório de várias empresas com pensamento exponencial. Dessa forma, conseguem despertar interesse de grandes massas e envolvê-las em seu MTP.

EXEMPLO – EYEWIRE

O cérebro humano possui cerca de 85 bilhões de neurônios. Um cientista leva aproximadamente 50 horas para fazer o mapeamento de um único neurônio. A conta é simples: mais de 400 milhões de anos para mapear um cérebro humano, certo?. Não para a EyeWire.

A empresa tornou o reconhecimento de neurônios gameficado e disponibilizou um jogo onde os usuários, por meio do reconhecimento de cores, conseguem reduzir exponencialmente este tempo de mapeamento, tornando as pessoas membro de um contexto lúdico.

No próximo artigo, trataremos exclusivamente dos elementos de controle das organizações exponenciais, o IDEAS.

Luis Henrique de Melo Menezes

Hacker de logística (ツ゚), Logistics and Supply Chain 'Hacker' with bicycle sharing system by Tembici, PBSC Bikes. Thanks for your support

5 a

O link do blog tá indo pro site da OI

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos