Oroshigane (お ろ し 金 ou 下 ろ し 金) ou oroshiki (下 ろ し 器); raladores usados na cozinha japonesa
Oroshigane (お ろ し 金 ou 下 ろ し 金, metal ralado), também conhecido como oroshiki (下 ろ し 器) são raladores usados na culinária japonesa.
Um ralador, também conhecido como triturador, é um utensílio de cozinha usado para ralar alimentos em pedaços finos.
O ralador moderno foi inventado por François Boullier na década de 1540, originalmente para ralar queijo.
Esses oroshigane diferem significativamente dos raladores de estilo ocidental, pois produzem uma grade muito mais fina.
Tradicionalmente, esses raladores eram placas de cobre revestidas de estanho com muitas pequenas pontas arrancadas do metal, mas sem perfurações reais através do metal.
O cobre é um elemento químico com o símbolo Cu (do latim: cuprum) e número atômico 29.
É um metal macio, maleável e dúctil com condutividade térmica e elétrica muito alta.
Uma superfície recém-exposta de cobre puro tem uma cor laranja-rosada.
O cobre é usado como condutor de calor e eletricidade, como material de construção e como constituinte de várias ligas metálicas, como prata esterlina usada em joias, cuproníquel usado para fazer moedas e ferragens marítimas e constantan usado em medidores de tensão e termopares para medição de temperatura.
O cobre é um dos poucos metais que podem ocorrer na natureza em uma forma metálica diretamente utilizável (metais nativos).
Isso levou ao uso humano muito cedo em várias regiões, de c. 8000 AC.
Milhares de anos depois, foi o primeiro metal a ser fundido a partir de minérios de sulfeto, c. 5000 AC; o primeiro metal a ser moldado em um molde, c. 4000 AC; e o primeiro metal a ser propositalmente ligado a outro metal, o estanho, para criar o bronze, c. 3500 AC.
Na era romana, o cobre era extraído principalmente em Chipre, origem do nome do metal, de aes сyprium (metal de Chipre), mais tarde corrompido para сuprum (latim).
Coper (inglês antigo) e cobre foram derivados disso, a grafia posterior usada pela primeira vez por volta de 1530.
Esses raladores ainda são considerados os melhores e são usados por chefs profissionais. Para o preparo do wasabi e do yamaimo, foram utilizados exclusivamente raladores com superfície de pele de tubarão.
Wasabi (japonês: ワ サ ビ, わ さ び ou 山葵, pronunciado [ɰa sabi]; Eutrema japonicum ou Wasabia japonica) ou raiz-forte japonesa é uma planta da família Brassicaceae, que também inclui rábano e mostarda em outros gêneros.
Uma pasta feita de rizomas moídos é usada como condimento picante para sushi e outros alimentos.
Tem sabor semelhante ao da mostarda picante ou raiz-forte, e não à pimenta malagueta, pois estimula mais o nariz do que a língua.
A maior parte do aroma de wasabi no comércio é, no entanto, ersatz, à base de raiz-forte e corante alimentar.
A planta cresce naturalmente ao longo do leito de rios em vales de rios montanhosos no Japão.
As duas principais cultivares no mercado são E. japonicum Daruma e Mazuma, mas existem muitas outras.
O registro mais antigo de wasabi como alimento data do século 8 DC.
A popularidade do wasabi nos países de língua inglesa coincidiu com a do sushi, crescendo continuamente a partir de cerca de 1980.
Devido a problemas que limitam o cultivo em massa da planta japonesa wasabi e, portanto, aumentam seu preço e diminuem a disponibilidade fora do Japão, a planta de raiz-forte ocidental é geralmente usada no lugar da raiz-forte japonesa.
Esta versão é comumente chamada de wasabi ocidental (西洋 山葵) no Japão.
Dioscorea japonica, conhecido como inhame da montanha do Leste Asiático, yamaimo ou inhame da montanha japonesa, é um tipo de inhame (Dioscorea) nativo do Japão (incluindo as ilhas Ryukyu e Bonin), Coréia, China, Taiwan e Assam.
Dioscorea japonica é usado para alimentos. Jinenjo, também chamado de inhame selvagem, é uma variedade relacionada de inhame japonês que é usado como ingrediente no macarrão soba.
Eles têm uma superfície de grade ainda mais fina do que a de metal; muito mais perto de uma lixa.
No entanto, hoje em dia os cozinheiros não profissionais costumam usar raladores muito mais baratos feitos de outros metais, plástico ou cerâmica.
Uma variação moderna desses raladores também tem perfurações e pode vir com uma caixa correspondente para que o material ralado caia do ralador para dentro da caixa.
Existem duas versões do ralador em uso comum com diferentes espessuras.
O ralador grosso é usado para ralar daikon e alimentos semelhantes, enquanto os raladores finos são usados para ralar wasabi ou gengibre.
Daikon (japonês: 大 根, Hepburn: Daikon, literalmente raiz grande), Raphanus sativus var. longipinnatus, também conhecido por muitos outros nomes dependendo do contexto, é um rabanete de inverno de sabor suave geralmente caracterizado por folhas de crescimento rápido e uma longa raiz napiforme branca.
Originalmente nativo do leste asiático continental, o daikon é colhido e consumido em toda a região, bem como no sul da Ásia, e agora está disponível internacionalmente.
Em alguns locais, o daikon pode ser plantado, mas não colhido, por sua capacidade de quebrar solos compactados e recuperar nutrientes.
Os raladores finos também são vendidos às vezes como uma tábua de madeira coberta com pele de tubarão, que tem muitos dentes minúsculos (dentículos dérmicos) e dá uma sensação semelhante a uma lixa.
O gengibre (Zingiber officinale) é uma planta cujo rizoma, raiz de gengibre ou gengibre, é amplamente utilizado como tempero e medicamento popular.
É uma planta herbácea perene que produz pseudocaules anuais (falsos caules feitos de bases enroladas de folhas) com cerca de um metro de altura e lâminas estreitas.
As inflorescências apresentam flores com pétalas amarelo-claras com bordas roxas e surgem diretamente do rizoma em brotos separados.
O gengibre está na família Zingiberaceae, que também inclui açafrão (Curcuma longa), cardamomo (Elettaria cardamomum) e galanga.
O gengibre é originário do sudeste asiático marítimo e provavelmente foi domesticado primeiro pelos povos austronésios.
Foi transportado com eles por todo o Indo-Pacífico durante a expansão austronésica (c. 5.000 BP), chegando até o Havaí.
O gengibre é uma das primeiras especiarias exportadas da Ásia, chegando à Europa com o comércio de especiarias, e era usada pelos antigos gregos e romanos.
Os dicotiledôneas distantemente relacionados no gênero Asarum são comumente chamados de gengibre selvagem por causa de seu sabor semelhante.
Em 2018, a produção mundial de gengibre foi de 2,8 milhões de toneladas, liderada pela Índia com 32% do total mundial.
Lixa e papel de vidro são nomes usados para um tipo de abrasivo revestido que consiste em folhas de papel ou tecido com material abrasivo colado em uma face.
Apesar da utilização dos nomes, nem areia nem vidro são agora usados na fabricação desses produtos, pois foram substituídos por outros abrasivos, como óxido de alumínio ou carboneto de silício.
A lixa é produzida em uma variedade de tamanhos de grão e é usada para remover material de superfícies, seja para torná-las mais lisas (por exemplo, em pintura e acabamento de madeira), para remover uma camada de material (como tinta velha), ou às vezes para tornar a superfície mais áspera (por exemplo, como preparação para a colagem).
É comum usar o nome do abrasivo ao descrever o papel, por ex. papel de óxido de alumínio ou papel de carboneto de silício.
O tamanho do grão da lixa é geralmente definido como um número inversamente relacionado ao tamanho da partícula.
Um pequeno número, como 20 ou 40, indica um grão grosso, enquanto um grande número, como 1500, indica um grão fino.
Desejo aos meus leitores um ótimo Domingo!!