Os 05 erros mais comuns no Faturamento Hospitalar
O ciclo do faturamento hospitalar é longo e percorre várias equipes até chegar ao seu ponto final. Acontece que, no caminho, alguns gargalos se acumulam podendo embaralhar todo o ciclo financeiro da sua instituição de saúde.
Por isso, nosso time de especialistas montou um material onde reunimos o que consideramos serem os 5 principais erros em faturamento hospitalar, além de sugerir formas de resolvê-los.
Aliás, em tempos de concorrência latente, qualquer ponto de melhoria é válido.
Abaixo, confira uma síntese dos 3 primeiros erros que abordamos no conteúdo.
1 – Cronograma de fechamento:
Entre paciente, sai paciente. Fosse tão fácil como parece, o processo de faturamento não sofreria de guias não preenchidas, faturamento represado, falta de autorização, prazos extrapolados e por aí vai. O alto ciclo de rotatividade de pacientes com os mais variados perfis suscita esse tipo de problema.
Por isso, é fundamental que haja um cronograma de fechamento de contas bem organizado de cada paciente. Em tese, a ideia é inquestionável, mas na prática o que se vê muitas vezes são uma série de empecilhos que tornam esse trabalho uma missão
2 – Falha na comunicação entre as equipes:
De A a Z, uma prestadora de saúde comporta um público interno bastante variado.
Imagine só uma comunicação cristalina e sem ruídos de modo que todos os departamentos se integrassem de forma coesa e assertiva. Interessante, não? Num cenário ideal como este, uma série de problemas em faturamento hospitalar estaria resolvido.
Não é um processo simples, mas possível. Entenda as implicações de uma comunicação cruzada, além de formas de se melhorar a comunicação tanto interna quanto externa de sua instituição.
3 – Tabelas desatualizadas:
Uma das lutas travadas entre prestadoras e operadoras de saúde está em equilibrar custo e qualidade ao fechar acordos comerciais. Se pende um lado, sobe o outro. Aliás, como obter serviços de qualidade a um preço acessível? Bom, isso renderia um amplo conteúdo apenas sobre isso.
Ocorre que as tabelas de precificação, que historicamente eram estáticas, têm sofrido mudanças num intervalo cada vez mais curto. Mantê-las sempre atualizadas é um desafio. Tabelas desatualizadas quase sempre resultam em glosas. Por isso, é importante encontrar caminhos de mantê-la sempre renovada. No ebook, exploramos algumas formas de superar esta missão.
Enfim, quer saber quais são outros tópicos, além de se aprofundar nestes 3 brevemente apresentamos aqui? Basta baixar gratuitamente e você poderá acessá-lo quando e onde estiver. Na hora que quiser.
Para realizar o download do material, basta clicar aqui.
O que você encontra neste eBook:
- Os 5 erros mais comuns no faturamento hospitalar;
- Soluções para prevenção desses erros;
- Onde deve estar o foco da gestão de faturamento;
E muito mais!
Diretor / CEO / Superintendente / Diretor Executivo / Diretor Hospitalar / Diretor Geral
5 aTalvez um dos mais complexos e importantes processos a serem revisados continuamente na cadeia de operações hospitalares...
Diretor de Operações | Sistema de Conciliação Automática e Gestão de Glosas | ZG Soluções
5 aShow!
Mercado Financeiro | Relacionamento| Negócios | Estratégia | PR
5 a👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻