Os 3 Mitos da Gestão por Processos

Os 3 Mitos da Gestão por Processos

Gerenciamento dos processos de negócio

A busca constante pela excelência organizacional

É indiscutível a importância do gerenciamento dos processos de negócio para o sucesso das organizações. Processos mais eficientes e controlados geram melhores produtos e clientes mais satisfeitos, sem falar no uso adequado dos recursos disponíveis: elementos que contribuem para aumentar a lucratividade e o crescimento das empresas.

O tema é abrangente e, em muitos momentos, gera dúvidas e conflitos entre os gestores das organizações. Os benefícios esperados não são atingidos, em muitos casos, por crenças e mitos enraizados na cultura das empresas que impedem uma evolução saudável desta fabulosa ferramenta gerencial.

Veja na sequência os 3 mitos que dificultam, emperram e até mesmo inviabilizam esta iniciativa.

Pensando em acelerar o seu aprendizado eu também gravei um vídeo com esse conteúdo e se você ainda não viu, assista ao vídeo "Os 3 Mitos da Gestão de Processos" clicando aqui.

MITO #1

Todos os processos devem ter uma documentação bem detalhada.

Quanto mais detalhada for a documentação do processo, maior será o conhecimento capturado e disponível para que todos os colaboradores saibam exatamente como agir, executar as operações e tarefas. As pessoas poderão consultar a documentação para esclarecer possíveis dúvidas existentes. TODOS os processos devem ser bem documentados!

MITO #2

Implantação de uma arquitetura para Gestão de Processos aumenta o custo da Organização.

Para implantar uma arquitetura centralizada (Escritório de Processos), as organizações devem contratar novos profissionais, comprar novos sistemas, contratar consultorias, elaborar treinamento caros, criar uma nova gerência no organograma e uma série de outros gastos que aumentam os custos fixos da operação.

MITO #3

Gestão de processos só tem validade para processos Industriais.

A utilização das técnicas criadas por Frederick Taylor (administração científica) somente tem aderência para os processos produtivos (fabricação de produtos). As técnicas de divisão do trabalho, segmentação de atividades por competências e padronização dos tempos não têm aplicação para processos administrativos, gerenciais e de apoio.

Para comprovar que estes pontos são realmente MITOS assista o vídeo ou baixe o PDF onde falo com detalhes como estes temas devem ser tratados pelas organizações.

Link para assistir o vídeo e baixar o PDF.

Se você gostou destas informações, clique em gostei e compartilhe para que mais pessoas possam refletir sobre isso.

Até o próximo artigo.

Klaus Dieter Wachter

Klaus Dieter Wachter

Diretor da empresa DIMAT Solutions

7 a

Download do conteúdo em PDF disponível.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos