Os 3R’s Sagrados do Board. Parte do Board Starter da Board Academy Br com o Instrutor Nilton Pedreira
O primeiro tópico abordado foi “Gestão Inteligente de Escolhas”, no qual foi discutido o uso do tempo de cada um de forma a utilizar melhor o nosso potencial e aumentar a nossa produtividade. Foi apresentada uma matriz com quatro quadrantes nos quais as atividades poderiam ser classificadas como “importantes” e “não importantes” e “urgentes” e “não urgentes”. O uso dessa matriz associada aos conceitos de decisão, disciplina e determinação é útil para que o tempo seja direcionado às nossas prioridades.
O primeiro quadrante (importante + urgente) indica as atividades que devem ser gerenciadas, são as necessidades. O segundo, (importante + não urgente) deve ser o nosso foco, pois gerará aumento de produtividade. O terceiro (não importante +urgente) deve ser minimizado, pois implica distração. O quarto quadrante (não importante + não urgente) envolve as atividades que devem ser evitadas, pois só geram desperdício de esforço e reduzem a produtividade.
O segundo quadrante, que gera produtividade extraordinária, envolve atividades como trabalho proativo, metas de alto impacto, pensamento criativo, planejamento, prevenção, networking e aprendizado e renovação.
A boa gestão do tempo nos coloca no controle das nossas vidas e nos proporciona qualidade de vida e os ritos, rituais e rotinas nos ajudam a fazer escolhas inteligentes para o uso do nosso tempo.
Os ritos são o conjunto das regras e ações que fazemos por hábito. Os rituais são o conjunto dos ritos e as rotinas são a forma como se realizam as práticas habituais. Os ritos, rituais e rotinas nos ajudam a construir consistência, confiança e constância nas nossas atividades. Isso envolve até mesmo o nosso sono e a nossa alimentação.
Segundo o Insper, são seis os rituais organizacionais: o de passagem, o de rebaixamento, o de valorização, o de renovação, o de redução de conflito e o de integração.
O ritual de passagem ocorre quando o indivíduo passa de uma etapa para outra de sua evolução profissional. O ritual de rebaixamento se verifica quando a empresa, para se proteger numa determinada situação adversa, afasta indivíduos e mantém a imagem da organização preservada. O ritual de valorização visa destacar pessoas que, por seu excelente desempenho profissional, contribuem de forma excepcional para os resultados da empresa. O ritual de renovação consiste na reafirmação dos valores fundamentais da organização e no reforço dos laços sociais dentro da companhia. Os rituais de resolução de conflitos buscam dissipar emoções negativas e refazer laços sociais. Os rituais de integração objetivam juntar grupos dentro da organização que usualmente não teriam muita interação. É um ritual bastante comum nos casos de fusões e aquisições.
Quanto às rotinas, seu estabelecimento envolve os participantes (Conselheiros, investidores, etc.), sua periodicidade (semanal, mensal, anual) e sua dinâmica (pautas definidas, ferramentas, preparação de materiais, etc.).
As rotinas nos ajudam a estar no controle do nosso tempo, ao passo que os rituais auxiliam na manutenção do foco sobre as atividades.
Um Conselheiro proativo e protagonista deve ter uma excelente visão holística, humildade para saber ouvir e disposição permanente para aprender. Também precisa ter clareza de propósito, orientação para todos os stakeholders, liderança consciente e voltada a resultados.