Os 4 passos infalíveis para matar a criatividade de seu time:
A criatividade nem sempre foi vista como algo natural ao ser humano. Na Antiguidade, acreditava-se que ela estava reservada a poucos escolhidos, agraciados por entidades divinas. Com o tempo, essa percepção mística foi substituída por explicações científicas, vindas da psicologia e da neurociência. Hoje, sabemos que a criatividade é como um músculo: precisa ser exercitada, ou corre o risco de atrofiar.
Como uma habilidade universal e valiosa, a criatividade pode ser descrita como a capacidade de imaginar, criar e produzir algo novo. Mais do que isso, ela é a ponte entre o pensamento abstrato e a sua concretização no mundo real. Contudo, como bem disse Nolan Bushnell, fundador da Atari, "Todo mundo que já tomou um banho teve uma ideia. A diferença é feita por quem sai do banho, se seca e faz algo a respeito.”
Recomendados pelo LinkedIn
Mas o que acontece quando, no ambiente de trabalho, essas ideias nunca saem do papel? Muitas vezes, a resposta está em condições desfavoráveis impostas pela própria organização. A seguir, listamos quatro passos certeiros para sufocar a criatividade dentro da sua empresa:
Ao permitir que essas condições prevaleçam no ambiente de trabalho, sua empresa estará matando a criatividade, uma das habilidades mais valiosas para prosperar em um mundo cada vez mais dinâmico e competitivo.
Afinal, as ideias só fazem a diferença quando encontram espaço para serem cultivadas, desenvolvidas e transformadas em ação.
Diretor Criativo | Gerente de Projetos | Branding Strategy | Industrial Designer
2 mO "não sufoque o artista" nunca fez tanto sentido hahaha excelente conteúdo!