Os 4 passos que me fizeram ler 7 livros em um mês
O mundo está evoluindo muito rápido, hoje em dia tudo o que você aprende na graduação ou no MBA tem curto prazo de validade, a dialética da informação é rápida e constante.
Pensando nisso, a leitura é a forma mais eficiente (e barata) de se manter atualizado acerca dos demais assuntos que envolvem a sua área de conhecimento. Além disso, quem possui esse hábito se mantém acima da média do país (o universitário brasileiro não lê mais que 4 livros ao ano).
Esse foi o meu fator motivacional para começar a ler, queria estar acima da média (que é medíocre, por sinal) para me destacar e me adiantar com a matéria da faculdade. Pensando nisso, decidi aprender sobre produtividade, e nesse tema o livro Hackeando Tudo foi fundamental pra eu adquirir hábitos que me ajudassem a ler mais e melhor.
Após aplicar e adaptar alguns hacks aprendidos no livro, me surpreendi com a quantidade que havia alcançado. Segue abaixo o meu "passo a passo".
1) Medir a frequência de uso das redes sociais:
O primeiro passo foi refletir sobre a minha produtividade diária, fiz isso e percebi que perdia muito tempo nas redes sociais. Pra isso usei o aplicativo QualityTime no meu celular, ele mede sua frequência de uso por aplicativo e elabora relatórios em forma de gráfico, a foto abaixo é um exemplo.
2) Definir horário pra leitura:
Leitura é hábito e como na academia, se não tiver frequência e disciplina você não alcança seus objetivos. Substituí o uso das redes sociais pela leitura, decidi que só usaria Instagram e Facebook aos finais de semana e com restrições de hora.
O segredo é repetir por 21 dias seguidos para que o cérebro possa se disciplinar à nova rotina.
3) Escolher pelo menos 3 livros de temas variados:
Essa dica eu adaptei após ter assistido a uma palestra no YouTube do Prof. Pierluigi Piazzi. Se você ainda não encontrou algum gênero literário que seja do seu gosto, não adianta insistir.
Por isso é interessante separar pelo menos 3 livros de temas diferentes (marketing, filosofia e economia, por exemplo) para construir o hábito e descobrir as suas preferências de leitura.
Começou a ler um livro e não está gostando? Feche-o e inicie outro!
4) Ler livros digitais:
Com o Kindle instalado no meu celular o tempo ocioso passou a ser produtivo, dos 7 livros que eu li, 5 foram digitais. É muito mais prático, pois você tem uma biblioteca à disposição em qualquer lugar, e além dos livros digitais, há também os livros audíveis.
Eu ainda não consegui me acostumar a ouvir um livro, mas sem dúvida eles aumentam ainda mais a eficiência das leituras. Aplicativos como Ubook e Audible oferecem livros audíveis.
Bom... esses foram os passos que eu segui para ler melhor e espero que essas informações tenham agregado valor pra você.
E caso você tenha ficado curioso, segue abaixo a minha lista de livros lidos em um mês através desse método:
- As Armas da Persuasão - Robert B. Cialdini, Ph.D.
- Wall Street: O Livro Proibido - Raiam Santos
- As Seis Lições - Ludwig von Mises
- Estamos Cegos - Jürgen Klaric
- Fatos e Falácias da Economia - Thomas Sowell
- Faça Fortuna com Ações - Décio Bazin
- Empreendedores Inteligentes Enriquecem Mais - Gustavo Cerbasi
E você, já leu algum livro nesse mês? Comenta aí embaixo!
Professor universitário na Unisalesiano Lins- SP
5 aParabéns, Rafael! Você apontou um problema crucial que acontece com os estudantes, principalmente, universitários. Não gostam de ler, não têm o hábito de ler e preferem desperdiçar o tempo nas redes sociais. As dicas passadas são excelentes, pois hoje temos diferentes meios disponíveis de leitura. É exatamente isso: "frequência e disciplina" para se adquirir o hábito de ler. Sucesso!
Pedagogue and Spanish Language Teacher
5 aVou começar a praticar esse método. Ótimo artigo, Rafael!
Professora de arte
5 aEstou aprendendo também!
Muito bom!!!