Os 5 traços de caráter

Os 5 traços de caráter

Os traços foram descobertos no século passado, a partir da observação da relação entre padrões físicos e padrões de comportamento. A história completa pode ser lida no meu artigo anterior, em que detalho as descobertas desde Freud, o pai da Psicanálise, passando por Reich e Lowen, que organizou e sistematizou os traços de caráter como são conhecidos hoje.

Resumidamente, a grande descoberta de Reich foi que pessoas com corpos de formatos semelhantes se comportavam de forma semelhante. Tinham os mesmos gestos, a mesma postura, o mesmo jeito de falar e se expressar, os mesmos padrões de comportamento.

Esses padrões foram organizados nos cinco traços que conhecemos hoje: Esquizoide, Oral, Psicopata, Masoquista e Rígido.

Os nomes são estranhos, mas fique tranquilo: esses nomes não se referem a patologias ou distúrbios. Essa é a nomenclatura estabelecida por seus criadores, Reich e Lowen, e que foi mantida nos dias atuais como forma de homenagear e honrar o legado deixado por eles. 

Todos nós temos os cinco traços, porque passamos por todos os momentos de formação de cada um deles, até cerca de 7 anos - gestação, amamentação, interação com o mundo além da mãe, desfralde e surgimento da sexualidade. Se todos nós temos todos os traços, o que muda de uma pessoa para outra?

É a porcentagem, a "quantidade" de cada traço que cada pessoa tem, resultante das experiências vividas nesse primeiro setênio e que gera uma combinação única de traços. Identificar e interpretar essa combinação revela absolutamente tudo sobre a pessoa. Quanto maior a sensação de dor que o sistema nervoso registrar naquela etapa de formação, maior será a intensidade daquele traço – e isso é medido, durante a análise corporal, pelo mapa dos caracteres.

Cada traço confere um padrão de funcionamento mental e uma manifestação física, um formato específico, e por isso é possível olhar para o formato do corpo de uma pessoa e compreender seu comportamento – como ela vive hoje, como ela interage, quais problemas ela enfrenta, qual história de vida forjou aquele comportamento, se ela é mais racional ou sentimental, se é mais introvertida ou extrovertida, quais habilidades e quais fraquezas essa pessoa tem. Vamos a eles:

  1. Traço Esquizoide:

A formação desse traço acontece quando a criança ainda está na barriga da mãe e tudo que acontece com ela, durante esse período, é sentido pela criança, mesmo que ela não entenda o que acontece com a mãe. Assim, a estratégia adotada pela mente desse bebê é "desconectar" o corpo, a fim de não sentir o desconforto desse útero e concentrar toda energia na cabeça.

Por isso, pessoas que tem esse traço muito evidente possuem o corpo magro, ossos proeminentes, olhar meio perdido, energia concentrada na cabeça. Isto explica também porque essas pessoas são muito racionais e criativas, usam a razão, a lógica e os fatos para tomar decisões, explicar e entender as coisas. Esse é o grande recurso desse perfil.

Não gostam muito de contato físico e preferem ficar mais quietos, no seu próprio mundo.

2. Traço Oral

Este traço é formado a partir do primeiro mês de vida até cerca de um ano de idade, durante a fase da amamentação. Nessa fase, o mundo para esse bebê é a mãe. E quando a mãe se ausenta por algum momento e a criança se sente só, ou a criança sente que algo incomoda, ela começa a balbuciar, a chamar quem possa ajudá-la a sair daquela situação. E assim nasce a habilidade dos Orais, que é a comunicação.

O corpo adquire formas arredondadas, o sorriso é largo, os olhos são pequenos e expressivos. Pessoas com este traço evidente são muito emocionais, intuitivas, comunicativas, adoram conversar e estar com pessoas. Muitas choram até sem motivo - o choro é uma forma de expressão.

3. Traço Psicopata

Não confunda este traço com o que falam por aí dos psicopatas. Este é o terceiro traço a ser formado, entre um e dois anos e meio, na fase em que a criança tem as primeiras interações com pessoas além da mãe. Ela descobre que existem outras pessoas na família que brincam com ela, pedem para ela fazer gracinhas e em troca dão o que ela quer: carinho, colo, atenção. Assim, aprendem que o mundo funciona a base de trocas, em que dou algo e recebo algo, e desenvolvem a habilidade de negociar e liderar desde muito cedo. Esse é o principal recurso desse traço.

O corpo ganha formato de triângulo invertido, queixo pontudo, olhar bastante avaliador e dominador. Pessoas com este traço mais evidente são persuasivas, articulam bem e são excelentes líderes. Elas funcionam à base de acordos e combinados e vão sempre buscar a justiça em qualquer negociação.

4. Traço Masoquista

Este traço é formado em torno dos 4 anos de idade, época em que a criança começa a deixar as fraldas. Como o controle do esfíncter ainda não está completo, escapes acontecem e não raro essa criança se sente mal por isso. Ela sente que decepcionou os pais ou cuidadores, sente que poderia ter segurado mais, que poderia ter feito diferente. A partir daí, desenvolve uma musculatura forte, densa, com a função de segurar tudo e não passar por essa situação novamente. Aqui surge o recurso desse traço: força física e mental, capacidade de suportar situações difíceis.

Essa criança cresce e o corpo ganha um formato quadrado, forte, denso, que passa a sensação de que carrega muito peso. Pessoas com este traço mais evidente são resilientes, detalhistas e excelentes executoras. Seu forte são rotinas, métodos, planejamento e processos.

5. Traço Rígido

O último traço de se forma em torno dos 5 anos, quando a criança começa a perceber o mundo em pares: pai e mãe, tio e tia, avô e avó. Como todos têm um par, ela busca um para ela - a menina escolhe o pai e o menino escolhe a mãe como seu par. Só que esse par já tem um par e essa criança sente que perdeu a competição. Assim, o corpo se torna harmônico, curvilíneo, acinturado, com olhar sedutor, e a mente se torna ágil e competitiva, para que essa pessoa nunca mais sinta a dor de ser trocada.

Pessoas com este traço mais evidente estão sempre competindo, precisam se destacar e brilhar. São ágeis, proativos, multitarefa e buscam a perfeição para se sentirem a melhor opção de todas as disponíveis. Competitividade, agilidade e proatividade são as habilidades conferidas por este traço.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Mariana T. Filipputti

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos