os 6 principais desafios tecnológicos para monetização de conectividade veicular no setor automotivo
Em seu último estudo sobre o mercado de conectividade veicular, a McKinsey & Company entrevistou 56 executivos das áreas de conectividade das principais montadoras, que revelaram os principais desafios tecnológicos para monetização de dados veiculares:
1. compatibilidade e padronização entre diferentes montadoras
A falta de padrões de dados entre montadoras dificulta a escalabilidade devido à fragmentação do setor. 50% do mercado brasileiro é dominado por 3 marcas e mais de 20 outras dividem o resto.
Esse cenário torna muito custoso para uma seguradora ou gestora de frota se integrar com 5 ou mais montadoras para conseguir uma cobertura mais completa da frota brasileira, os levando a recorrer a telemetrias OBD2 para fazer a coleta de uma fração dos dados por fora dos canais oficiais da montadora.
2. data analytics avançado
Devido ao volume massivo de dados coletados pelas montadoras, com mais de 200 parâmetros monitorados por veículo, muitas prestadoras de serviço enfrentam dificuldade para extrair todo o valor desses dados brutos. Isso resulta na necessidade por inteligência pré-processada, como um healthscore do veículo, ou uma das diversas vertentes do perfil de condução, como economia de combustível, condução segura ou bom uso geral do veículo.
Esse é o caso de seguradoras, locadoras, marketplace de vendas de veículos e aplicações de mobilidade elétrica, que geralmente não possuem em seus quadros de funcionários engenheiros automotivos especializados em dados veiculares.
3. escalabilidade
Além do problema de padronização, há o desafio de arquitetura em nuvem para processar até 450 TB/dia por veículo, que poderiam ser consumidos por vários serviços simultaneamente de forma contínua em tempo real.
Essa é uma realidade distante da atual, com muitas montadoras optando por não armazenar os dados ou se limitando a coletar o status dos veículos nos momento de ligar e desligar o motor.
4. cibersegurança
Acesso indevido aos dados do veículo pode comprometer a privacidade dos motoristas, e o risco aumenta quando comandos indevidos são enviados ao veículo, pondo em risco a segurança dos ocupantes e dos pedestres.
Isso leva as montadoras a liberarem apenas a leitura de dados, evitando aplicações que possam enviar comandos como abertura e fechamento das portas, acionamento de alarme e acionamento de motor.
5. compliance com legislação de privacidade
Montadoras enfrentam dilemas quanto à estratégia de coleta de consentimento para compliance com LGPD, ficando em dúvida entre o consentimento explícito e o por legítimo interesse:
consentimento explícito
Recomendados pelo LinkedIn
consentimento por legítimo interesse
6. gestão de dados
Descentralização, falta de visualização e de auditabilidade dos dados dificultam a atuação das montadoras para remediar um ou mais dos cinco outros desafios citados anteriormente.
a mobway é a concessionária de dados das montadoras
Assim como uma concessionária cuida da venda e suporte aos proprietários dos veículos em nome da montadora, a mobway faz o mesmo com os seus dados, as ajudando a superar os principais desafios tecnológicos para monetização e para trazerem mais serviços conectados aos veículos.
1. compatibilidade e padronização entre diferentes montadoras e veículos: A mobway se integra a várias montadoras e possui frameworks de padronização e curadoria de dados, dessa forma uma seguradora ou gestora de frota podem se integrar apenas uma vez à mobway e acessarem várias montadoras, livres de falhas e com compliance de privacidade.
2. data analytics avançado: Na mobway, entendemos de engenharia de carros e de dados. Além de disponibilizar os dados brutos padronizados e curados gerados pelos veículos das montadoras, a mobway também os processa para gerar inteligência avançada que pode ser mais facilmente integrada aos prestadores de serviço, os ajudando a oferecer uma melhor experiência aos proprietários dos veículos. Dessa forma, uma gestora de frota não precisa sozinha interpretar os mais de 200 parâmetros do veículo para receber alertas de manutenção ou de mal uso, podendo receber esses alertas, health scores e driving scores da mobway via API.
3. escalabilidade e 4. cibersegurança: A mobway é parceira da AWS Automotive, tendo toda sua arquitetura criada do zero em conjunto com os principais especialistas da empresa para reduzir custos de cloud e otimizar a operação para processamento de dados veiculares de montadora, contando com as principais ferramentas de cibersegurança da empresa, que tem certificação militar de segurança de dados.
5. compliance com legislação de privacidade: A plataforma mobway foi concebida do zero com framework de privacy-by-design, viabilizando a gestão de consentimento explícito de forma acessível e transparente. Seguradoras ou gestoras de frota integradas à mobway acessam apenas os dados de veículos os quais seus proprietários explicitamente consentiram que a montadora envie seus dados para eles, seja por meio de clausulas específicas no contrato de prestação de serviço ou pelo SSO da montadora.
6. gestão de dados: Mais do que gestão de dados, a mobway faz a gestão de toda a operação de monetização, incluindo gestão de consentimento, de cobranças e de suporte, oferecendo à montadora toda a inteligência da operação.
saiba mais
Agende uma demonstração e saiba como gerar mais valor com dados veiculares.