Os 7 desperdícios no Laboratório

Os 7 desperdícios no Laboratório

Você sabia que o laboratório também é um ambiente que existe desperdícios ? E que estes são os grandes vilões da Produtividade e da Eficiência ?

A maior parte desses desperdícios ficam escondidos e não são visualizados facilmente, muito em razão da rotina, do acúmulo de atividades, correria do processo, entrega rápida de resultados, enfim, passam despercebidos por nós técnicos.

O desperdício é toda atividade que não agrega valor dentro do laboratório, ou seja, é algo que provavelmente não necessitaria ser realizado se houvesse entendimento de que tempo é valor, de que sua mão de obra é valor, de que os recursos são valores, de que a entrega para o cliente é valor.


TUDO O QUE TRANSFORMA E IMPACTA O CLIENTE É VALOR !


Recentemente preparei uma enquete aqui no Linkedin para a turma do laboratório responder a respeito do que na opinião deles NÃO AGREGA VALOR dentro da rotina laboratorial, e vejam qual foi a maior percentual de resposta dentre as opções:

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Está aí ! Dentre as opções listadas, 90 % das opiniões destacaram o RETRABALHO como atividade dentro do laboratório que não agrega valor.

Para quem quiser conferir a enquete, vou deixar aqui o link:

O grande objetivo do “Laboratório Lean é otimizar a produtividade e a eficiência enquanto elimina quaisquer etapas que não agreguem valor. É por isso que um dos aspectos do “Laboratório Lean” é a eliminação sistemática de desperdícios laboratoriais. O princípio é identificar e, então, reduzir ou eliminar etapas desnecessárias ou desperdiçadoras de tempo para aprimorar a eficiência e simplificar o processo geral.

Podemos listar como os top 7 desperdícios de laboratório, são:

  1. Defeitos e Retrabalhos
  2. Excesso de produção
  3. Espera
  4. Intelectual (Pessoas)
  5. Excesso de estoque
  6. Movimentos desnecessários
  7. Processamento impróprio.


Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

1. DEFEITOS E RETRABALHO

Eventuais quebras de vidrarias e defeitos de equipamentos são passíveis de ocorrer. No entanto, para que não haja o desperdício de tempo em ter que repetir a análise, perder a amostra por conta do prazo, ou ficar não mão por conta de um equipamento que apresentou defeito no momento da análise, devemos sempre ter um plano B. B de Backup de equipamento, de vidraria, de solução padrão se acabar, enfim, o que não podemos é deixar que este tipo de desperdício seja recorrente.


2. EXCESSO DE PRODUÇÃO

Nada mais é que o superprocessamento de uma análise, ou o preparo excessivo de uma solução desnecessariamente, ou até mesmo realizar análises além do que foi formalizado com o cliente. Esse é um desperdício muito comum na rotina do laboratório é precisa ser eliminado.


Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

3. ESPERA

Esse é um desperdício que está atrelado diretamente ao planejamento de uma análise laboratorial. Imagina, no meio da análise faltar um reagente, ou o volume de amostra não é suficiente (faltou amostra), ou até mesmo a capacidade do equipamento a ser utilizado não é compatível com as quantidades de amostras ? Daí a necessidade de um bom planejamento.


4. INTELECTUAL (PESSOAS)

Esse aqui é um dos principais pontos para a eliminação dos desperdícios dentro do laboratório. Pessoas bem treinadas, capacitadas, motivadas e engajadas vão fazer total diferença na produtividade e eficiência final do processo.


5. EXCESSO DE ESTOQUE

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

O excesso de estoque ou um inventário alto, é o reflexo de total falta de controle sobre os insumos utilizados no laboratório, além claro que ser um desperdício de recurso financeiro.

Uma boa prática para eliminação desse desperdício seria implantar um controle de estoque mínimo e utilizar a regra FIFO FEFO. O método FEFO se refere a validade do produto já o FIFO prioriza aquele que primeiro deu a entrada no estoque. Cabe ao laboratório analisar o que melhor atende sua demanda.


6. MOVIMENTOS DESNECESSÁRIOS

São movimentos de "caminhada" que o técnico dentro do laboratório precisar dar para realizar suas atividades. Por exemplo, ele precisa buscar um reagente no almoxarifado, e o local é em outro prédio. Esse deslocamento é considerado um desperdício. Uma possível solução seria fazer um mini estoque dentro do laboratório de maneira que essa movimentação fosse eliminada.


Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

7. PROCESSAMENTO IMPRÓPRIO

Esse aí são as famosas reanálises ! Consomem reagentes, tempo, mão de obra, recurso, enfim, é um desperdício total bem na nossa cara.

Muitas vezes acreditamos que é só para confirmar um resultado, verificar se é isso mesmo. e tá tudo bem ! Nada disso ! Precisamos sim é de análises confiáveis que reflitam a gestão da qualidade dentro do nossos processos.


UM BOM CHECKLIST SERIA UMA FERRAMENTE ÚTIL PARA AVALIAR O STATUS ATUAL DO LABORATÓRIO AJUDANDO A IDENTIFICAR ONDE AÇÕES PODERIAM SER TOMADAS PARA ELIMINAR POSSÍVEIS DESPERDÍCIOS.        


Laboratórios que priorizam a eliminação de desperdícios, oferecem um tempo maior para a entrega dos resultados analíticos aos seus clientes, que nada mais é que o VALOR sendo entregue. E tomam medidas para atacar problemas específicos de maneira a evitar efeitos colaterais perversos, como sobrecarga de esforços por parte do operador, deslocamentos longuíssimos, excesso de insumos na área de trabalho, entre uma série de outros que caracterizam o excesso de desperdício.


Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Sou Josi Miranda, Química com mais de 10 anos de experiência em laboratório de análises químicas, pós graduada em Eng. Ambiental e Saneamento Básico e Green Belt em formação.


Carina H.

Técnica Química Sênior na Indorama Ventures: Indovinya - BR

3 a

Parabéns Josi! Muitoo bom seu artigo, extremamente relevante e necessário 👏🏼👏🏼👏🏼😍

Jaqueline Araujo

Operada de Processos Ternium

3 a

Muito bom, aplicar todos e o 4 artigo muito importante sempre .👷🏻♀️⏳⚗🧪

Romeu Marra Neto Giardini

Tratamento de Água e Efluentes | ETA | ETE | Meio Ambiente | Reuso

3 a

Excelente colocação. A organização e o planejamento antes de qualquer proposta de serviço nos facilita muita coisa, inclusive o tempo e o custo, como colocado no texto. 👍 Parabéns pelo artigo.

Luzenira Lima

| Sistema de Gestão da Qualidade | Processos | Controles Internos

3 a

Excelente artigo Josi! Bom dia!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos