Os benefícios da Gratidão - Uma reflexão sobre o simples ato de agradecer
Há uma frase de Epicuro que diz: “As pessoas felizes lembram o passado com gratidão, alegram-se com o presente e encaram o futuro sem medo”. Existe uma sabedoria imensa nestas palavras, das quais creio ser de suma importância debatermos no post dessa semana.
Você já parou para refletir se é grato pelo que você possui?
Pergunto isso pois temos a terrível tendência de colocar foco apenas nas coisas ruins que acontecem conosco ou a nosso redor, no entanto, sobre os aspectos positivos, sejam eles tangíveis ou intangíveis, acabamos por não dar a mesma atenção.
Ao refletirmos sobre essa questão, podemos finalmente perceber a importância de vibrar gratidão, afinal, a ciência está nos provando que aquilo que vibramos, ou seja, a energia que lançamos ao mundo, tende a nos trazer consequências relativas à natureza daquilo que é emanado.
É claro, não podemos confundir gratidão com positividade tóxica. Pensar positivamente é importante, porém, negar a realidade é outro problema. Temos que ser racionais sobre as situações, a diferença é usar o negativo como aprendizado com o objetivo de sempre evoluir.
No campo das neurociências, a felicidade está diretamente relacionada com a gratidão. Quando praticamos o exercício da gratidão, ativamos o sistema de recompensa do nosso cérebro, fazendo com que tenhamos a sensação de bem-estar, ou seja, o cérebro entende que algo positivo está acontecendo e libera a dopamina, o neurotransmissor responsável por essa sensação.
O oposto dessa energia é a ingratidão, a qual consiste na falta de sentimento de graça pelo que se tem. A ingratidão nos faz reclamar, ou seja, clamar duas vezes sobre a perspectiva negativa da situação enfrentada, o que acaba por atrair ainda mais negatividade.
No mundo das redes sociais, em que a ostentação do bem material e do estilo de vida regido pelo prazer é a ordem, somos tragados pelo desejo, pela luxúria, por ser outra pessoa, ser quem não somos, ter o que não temos, sempre em busca de algo mais. Com isso, deixamos de olhar para nós mesmos, para nossa realidade e evitamos perceber que temos tudo que necessitamos para ter uma vida feliz, afinal, a vida em essência é simples. Respiramos, temos saúde, roupas para nos vestir e diversas formas de ganhar dinheiro para nos prover sustento e uma comida no prato.
Não estou dizendo aqui que não devemos ter ambição e buscar melhores condições de vida, pelo contrário, merecemos ter aquilo que desejamos, no entanto, meu ponto é que não conseguiremos realmente atingir o sentimento gratidão pelo que desejamos se não somos gratos pelo que já temos.
Recomendados pelo LinkedIn
Mas aí você me pergunta: “Gui, como posso praticar a gratidão no meu dia-a-dia?”
Como a gratidão é uma emoção, precisamos então primeiro mudar a nossa forma de pensar e agir nas situações que enfrentamos diariamente. Segue abaixo algumas dicas:
É isso, não tem segredo! Faça o simples, seja grato e perceba a mudança que irá ocorrer na sua vida.
Como já dizia Napoleon Hill:
“Sou muito grato às adversidades que apareceram na minha vida, pois elas me ensinaram a tolerância, a simpatia, o autocontrole, a perseverança e outras qualidades que, sem essas adversidades, eu jamais conheceria” – Napoleon Hill.
Deixe no seu comentário a sua opinião sobre o assunto e compartilhe com as pessoas que você é grato por ter na sua vida 😊.
Até a próxima!
Data Product Owner @ Grupo Boticário
2 aImportante ver essa reflexão por aqui. Somos efêmeros e a gratidão é também uma forma de se adaptar. Abraços Gui e continue com os artigos! Tmj
Excelente!! 👏👏 Exercer a gratidão e um hábito de pessoas felizes, para isso é importante: - Viver o momento presente; - Valorizar as pequenas coisas da vida; - Cercar-se de pessoas positivas; - Não se comparar aos outros; - E EXERCER A GRATIDÃO!
--
2 aSem arrependimentos!!!O meu passado me transformou no que sou hoje!!!
Diretora de Mídias Sociais
2 aGratidão é o segredo. Tanto pelas coisas boas que já aconteceram, quanto pelas coisas que, no final, viraram lições. 😉