Os bons desistem. Os vencedores seguem em frente.
Semana passada estive em um mercado da minha cidade para fazer algumas compras. Já no final, saí para pegar algo e fiquei aguardando em frente, onde de longe vi uma moça jovem, que deveria ter seus 20 anos, vendendo biscoitos doces (caseiros) em uma caixa. Em uns 05 minutos em que fiquei observando-a abordar as pessoas, contei uma média de 12 negativas seguidas, até ela chegar em mim. Decidi não comprar e observar a trajetória de venda dela. Passando de mim, a vi levar mais uns cinco "não", porém manteve o mesmo sorriso e o foco em valorizar seus produtos com informações valiosas.
Após perdê-la de vista, me questionei o quanto ela teve motivos para desistir e comparei aquela situação com uma trajetória profissional/empreendedora ao longo dos anos. Daí me surgiu um questionamento: "Quantos profissionais não desistem no primeiro não?". É muito fácil desistir e culpar outras pessoas que não compram nossas ideias/produtos. As pessoas têm uma forte tendência de transformar uma negativa em uma curva no caminho do objetivo, fazendo com que isso atrapalhe ou mude de fato a trajetória planejada. Porém, não entendem que negativas sempre existirão e que para chegar onde querem precisam estar prontas para fazer como a menina dos biscoitos doce que, mesmo com 17 negativas seguidas, seguiu em frente com a mesma postura, focada em cumprir sua missão de vender seu produto e chegar ao final do dia com a sensação de dever cumprido.
Bons profissionais acabam por aceitar seus destinos impostos pelas negativas que a vida os oferece. Entretanto, os vencedores são inconformados, capazes de transformar cada negativa dada em combustível para seguir em frente, determinados a chegar no objetivo, entendendo que cada não os aproxima ainda mais do sim que os fará realizados e provará que todos os obstáculos foram colocados para que a vitória seja ainda mais valorizada.
Não me leve a mal, não estou aqui dizendo que você precisa aceitar o "não" de bom grado, pelo contrário, estou aqui para te lembrar que tudo na vida tem um preço e que passar por derrotas e aprender com elas te faz mais sábio e forte para continuar seguindo em frente até o seu objetivo.
Vamos combinar uma coisa? A partir de hoje, a cada não que você receber, dê um sorriso, pois você estará mais perto do grande sim aguardado.