Os desafios da geração de valor de dados
Fonte: Pixabay.com

Os desafios da geração de valor de dados

Por Marcelo Sales*

Enquanto você lê este artigo, empresas em todo o mundo estão produzindo informações valiosas para seus negócios. Entender o desafio que existe na geração de valor a partir dos dados já é uma necessidade presente nas companhias e a prova de que elas estão considerando uma nova forma de economia, a da informação, para determinar o seu futuro.

Nesse contexto, não só as equipes de TI, mas também todas as partes interessadas no negócio de uma empresa, estão encarregadas de entender as oportunidades que esse novo cenário apresenta - a melhor gestão e uso de dados.

No alt text provided for this image

Fonte: Pixabay.com

Segundo o portal de notícias TI Inside¹, o mercado de Big Data e Analytics (BDA) pode chegar a US$ 8,5 bilhões em 2023 na América Latina. A mesma matéria aponta que as empresas que investirem em ativos de BDA, poderão ter mais possibilidades de negócios a partir das informações obtidas, gerando insights e melhorando a experiência do consumidor. E quais desafios envolvem chegar nesse patamar?

Escalabilidade e Crescimento

Investir em infraestrutura sempre foi uma boa estratégia para gerenciar dados. As empresas na atualidade geram grandes quantidades de dados mais rapidamente do que os seus orçamentos de TI podem atender. Este crescimento apresenta significativos desafios para a proteção das informações, o que demanda mais esforços da capacidade de gerenciamento e de backups.

Nesse contexto, “salvar tudo” torna-se cada vez mais impraticável e custoso para as empresas, sobrecarrega as equipes de TI e subutiliza seus ativos, os dados. Para lidar com esse cenário, é importante pensar em soluções que atendam as necessidades da empresa de forma segura e eficiente, sempre com um olho na tecnologia e o outro, no resultado de negócio.

Complexidade e Visibilidade

Celulares, computadores e até eletroeletrônicos geram uma quantidade significativa de dados que precisam ser capturados, armazenados e integrados para a continuidade dos negócios. Quando se pensa em gerar valor a partir das informações obtidas, o caminho é optar por sistemas de armazenamento que aproveitam o poder dos metadados para identificar, categorizar, pesquisar, proteger e controlar dados corporativos.

Para o cenário em que os dados ganham valor, o armazenamento e a indexação baseados em metadados são a chave para o gerenciamento de dados não estruturados a longo prazo. O objetivo aqui é que nenhuma informação deixe de ser vista e analisada. De forma mais consciente, será possível compreender o que armazenar e o que se pode eliminar, evitando perdas (de tempo e dinheiro) processando e guardando dados que não agregam ao negócio.

Agilidade

Já setores como o financeiro e o da saúde, entre outros altamente regulamentados, demandam acesso imediato a todos os tipos de dados - estruturados ou não. Nesse caso, tempo realmente pode significar dinheiro. A disponibilidade de informações pode impactar a diferença entre sucesso financeiro e fracasso de empresas e, até mesmo, a saúde de uma pessoa. Aqui a agilidade é um fator que agrega valor aos dados.

De um modo geral, o crescimento desenfreado de dados da última década é uma questão já percebida pelos profissionais que acompanham o mercado e a decisão para lidar com essa realidade concentrou-se em criar uma capacidade maior de armazená-los. Hoje, mais do que quantidade, acreditamos que a melhor forma de lidar com este cenário é tornar o armazenamento mais inteligente. Nesse formato, será possível, de forma mais ágil, classificar o conteúdo, estabelecer o contexto em que foi captado e ativar recursos altamente granulares de automação de gerenciamento.

Se o assunto lhe despertou o interesse, convido-o a refletir sobre se o seu negócio está preparado para tantas mudanças. Aqui compartilho contigo mais informações sobre como a Hitachi Vantara tem feito parte desse momento do mercado por meio de suas soluções.

  1. TI Inside - Big Data e Analytics pode chegar a US$ 8,5 bilhões em 2023 na AL, segundo Frost & Sullivan

*Marcelo Sales é Diretor de Arquitetura e Pré-vendas da Hitachi Vantara LATAM


Rafael Ramos

Leading People and Supporting Companies in Data, AI and Digital Transformation | D&I Leader

5 a

Perfeito! 👍

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos