Os desafios da Indústria 4.0 - Qualificação profissional

Segundo pesquisa realizada pela Fiesp em 2018“O Brasil chegou tardiamente na discussão da Indústria 4.0, que data de 2011 nos países desenvolvidos, e foi prejudicado pelo momento de crise econômica, que desviou a atenção para questões de curto prazo e conjunturais, mas acreditamos que ainda há tempo das empresas brasileiras se inserirem na 4ª revolução industrial”, enfatiza o 2º vice-presidente da Fiesp, José Ricardo Roriz Coelho.

Segundo ele, o desconhecimento sobre a 4ª Revolução Industrial apontado na pesquisa mostra a importância de disseminar em nível introdutório o que ela significa (tecnologias, expectativas e riscos) para que as empresas possam seguir os próximos passos rumo à implementação. E o mesmo se aplica ao lean manufacturing, que deve estar presente em 100% das empresas.

O grande desafio no Brasil será o nível de mão de obra qualificado para essa 4º revolução industrial em nosso Brasil, diferente de países como Alemanha, Estados Unidos e Japão, que já possuem pessoas qualificadas em Internet das Coisas, Robótico Autônoma, Impressora 3D, Software de Simulação de Processos, Inteligência Artificial, Cloud e etc.

Encontrar profissionais com tantos conhecimentos nas áreas citado acima é o foco das empresas para os próximos meses e anos em todas as partes do território, principalmente nas regiões onde a Industria tem papel fundamental no desenvolvimento e no PIB como a região do Sudeste.

Alguns instituições como Fiesp, Senai, Uniso estão na vanguarda promovendo ações e lançando cursos para essa nova tendência mundial.

A Uniso já foi mais a frente na região de Sorocaba e lançou recentemente um curso superior para atender a essa necessidade de qualificação profissional.

O curso é modular com foco na Indústria 4.0 e com tendência para 5.0 (Sociedades Inteligentes), deslumbrando os nove pilares da 4º Revolução (Cloud, Big Data, Sistema Integrado Verical e Horizontal, Robótica, Internet das Coisas, Cybersegurança, Manufatura Aditiva/Impressora 3D, Software de Simulação de Processos, Inteligência Artificial e Realidade Aumentada. (http://uniso.br/graduacao/produtividade-avancada/)

Essas ações são os primeiros passos para tentar minimizar a questão da qualificação em nosso Brasil.

MELISSA COSTA CLAUDINO SILVA

Aluno na UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - UFMA

3 a

Você teria mais conteúdos referentes a esta assunto, creio que nos dias atuais, esse assunto é de suma relevância para nosso conhecimento e crescimento profissional

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Mestre Odirlei A.F

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos