Os desafios dos primeiros anos do SAP no Brasil

Os desafios dos primeiros anos do SAP no Brasil

Quando se vê hoje a capilaridade do SAP no Brasil – praticamente “uma religião” seguida por grande parte das empresas nacionais –, ninguém imagina os desafios enfrentados lá no início, na década de 90, para que esse software viesse para o país e depois se disseminasse entre as empresas nacionais. Hoje, sempre que vou a eventos da SAP, invariavelmente lotados, me ponho a recordar sobre aquela época.

O primeiro obstáculo foi simplesmente trazer o programa para o Brasil. Eu trabalhava como consultor de TI na Origin – empresa fundada a partir de um processo de outsourcing realizado pela Phillips no Brasil. Já tínhamos ouvido falar desse software alemão, o SAP, que realizava a gestão operacional, logística e de finanças das empresas. O presidente da Origin à época designou a célula de Indústria e Comércio da empresa para ir atrás do programa na Alemanha e trazê-lo para o país. Em 1992, uma equipe brasileira foi para lá e voltou com os CDs na mala, nos quais estavam gravados os dados da versão R3 do SAP. Para instalar o programa, tivemos de adquirir um computador com leitor de CDs – àquela época, uma novidade no país.

A barreira linguística foi o próximo desafio, pois o programa estava no idioma alemão. A célula de Indústria e Comércio da Origin, da qual eu fazia parte, trabalhou meses para traduzir as linhas do SAP para o inglês. Consultávamos o dicionário o tempo todo e, finalmente, concluímos a versão inicial do SAP R/3, em inglês, que foi para o mercado dos Estados Unidos. Daí foi mais fácil traduzirmos do inglês para o português.

Superado o problema da língua, encaramos o nosso maior desafio: entender como o programa funcionava e adaptá-lo à legislação fiscal e tributária do país – o trabalho de localização. Passamos oito meses “enfurnados” no escritório da Origin, em São Paulo, estudando a fundo o software – a programação, o banco de dados, os módulos de logística, de finanças, enfim, absolutamente tudo!

Uma executiva alemã da SAP veio para o Brasil e nos deu um treinamento sobre o funcionamento do programa. Porém, ela não conhecia todos os módulos. Por causa disso, consultores internacionais alemães também vieram ao Brasil e ministraram cursos sobre os que eram, àquela época, os módulos básicos do SAP: SD-Vendas, MM-Estoque e Compras, PP-Produção, FI-Finanças e Contabilidade Legal, e CO-Controladoria.

Quando já estávamos mais familiarizados com o novo software, começamos a realizar as pré-vendas técnicas, visitando as empresas brasileiras para entender como elas calculavam impostos. Em paralelo, uma equipe da célula Indústria e Comércio, com expertise fiscal, foi constituída para elaborar, em inglês, um livro contendo as fórmulas de cálculos dos impostos brasileiros. Foi um processo de aprendizado intenso, que gerou o “book da localização”, com todas as regras fiscais e tributárias aplicáveis no Brasil. E em 1993-94, uma equipe da Origin foi designada para viajar à Alemanha com o livro debaixo do braço e trabalhou por mais de um ano dentro da SAP. O resultado foi o SAP R/3, uma versão nova e específica para o Brasil – a denominada “localização brasileira”. Importante ressaltar que fomos o 1º país a ter uma versão do SAP adaptada à sua realidade fiscal e tributária na América Latina.

Enquanto a equipe estava na Alemanha adequando o sistema para atender à legislação brasileira, nós corríamos para treinar consultores em TI capazes de implantar o software nas empresas. Afinal, de que adiantaria ter a versão brasileira do SAP, devidamente “localizada”, se não houvesse quem a implementasse? Nascia então a NewHire Academy, academia para formação de consultores, com treinamentos SAP que duravam 30 dias, com aulas de manhã, à tarde e à noite! Chegamos a formar mais de 200 consultores nesse período. E quando a versão brasileira do programa chegou ao país, já havia mão-de-obra qualificada para implementá-la nas empresas.

O início das vendas foi tímido. As empresas alemãs com subsidiárias no Brasil foram as primeiras a implementar o SAP por aqui. Em 1996, foi criada a SAP do Brasil. O software foi se aprimorando ano após ano e houve um crescimento contínuo daí em diante, especialmente porque já era um programa pronto para o “bug do milênio” – a preocupação que todos tinham com possíveis falhas nos processos computacionais em decorrência da virada do milênio. A demanda por projetos de implementação do SAP era tão alta que, em dado momento, faltavam consultores de TI no Brasil.

Me sinto privilegiado por ter vivenciado o início da SAP no país e por ter aprendido tanto com todo esse processo – os idiomas, a parte técnica e de funcionamento do ERP, os treinamentos. Todo o sacrifício valeu a pena. Sem contar que é sempre bom fazer parte da história.

Se você também vivenciou esse período do início da SAP no Brasil, conte aí nos comentários as suas experiências, desafios e casos. Será muito bom conhecer outras histórias.

Eliana Cecilia

Product and Project Manager Sr - GPM | Projetos Gen AI/LLM |Mentora PM3 e ABMEN| Ciências Comportamentais em UX e Design de Futuros |

5 a

Muito saudosista lembrar aonde minha carreira em TI começou. Tudo muito intenso e cheio de boas (e más hehehe) recordações.

Rogério Roman

Consultor SAP FI S4/HANNA Finanças

5 a

A principal ferramenta era o "Debug is in the table"... vasculhando os meandros dos pequenos flags e suas reações.... ;)

Malcolm Nuñez

Sales Executive @ SoftwareOne

5 a

Grandes lembranças Alfredo Menin. A geração dos 90 foi extraordinária ! Empreendedorismo na veia 😉 tentativa, erro. Tentativa, erro, tentativa, bingo! A sensação de obter configurações e soluções através de escassos recursos técnicos para a época serão momentos inesquecíveis ! 🙏🏻🚀😉👏🏻 Mauro

Martha Travassos

Coach de Carreira | Gerente de Projetos | Estruturando Planos de Carreira | PMP

5 a

Entendo bem o seu relato.  Em 1997 começamos, na VARIG, prospecção para aquisição do SAP.  O foco era resolver a questão do bug do milênio para as aplicações da área financeira e contábil - a estratégia era, ao invés de fazer ajustes em uma grande quantidade de aplicações antigas, substituir todas pelo SAP R/3.  Eu fui a coordenadora de tecnologia do projeto.  Me lembro que, pelo fato de se ter muito pouco conhecimento no Brasil, os desafios foram muitos, desde a aquisição do software, passando pela definição de plataforma / infra necessária, contratação de consultorias, organização do projeto etc.  Chegamos, inclusive, a ter como "prime contractor" de implementação a Lufthansa Systems.  No total foram muitos os parceiros envolvidos.  Além da própria SAP e da Lufthansa Systems, tivemos: IBM, HP, SITA, Softtek e mais algumas consultorias para alocação pontual de recursos.  O projeto foi realizado entre 1998 e 1999 e , graças a Deus, foi um sucesso.   Tivemos uma conjuntura muito feliz: apoio da alta direção, sponsor do projeto super comprometido, time de projeto competente e comprometido (tanto por parte da "casa", quanto dos parceiros) e um tremendo espírito de equipe. Com relação ao cronograma original, tivemos um delay de 1 mês no "Go Live", mas, considerando a natureza do projeto, esse desvio foi mínimo.  Aproveito e deixo aí a foto de uma camiseta comemorativa que fizemos após "Go Live" do projeto.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Alfredo Menin

  • A difícil escolha do IVA para documentos de compra no SAP: vamos solucionar esse problema?

    A difícil escolha do IVA para documentos de compra no SAP: vamos solucionar esse problema?

    Atuo há mais de 20 anos com o SAP, ajudando empresas a superar seus desafios, entre eles o atendimento às…

  • NF-e 4.0 – NOVO FCP – LIBERAÇÕES SAP 08/2017

    NF-e 4.0 – NOVO FCP – LIBERAÇÕES SAP 08/2017

    Senhores bom dia, muitas pessoas me solicitaram um trabalho de pré-análise que fiz das liberações iniciais da SAP, em…

  • NF-e 4.0 - Como Começar ?

    NF-e 4.0 - Como Começar ?

    Bom dia Sapianos, Algumas pessoas vem me questionando sobre a NF-e 4.0, por onde devemos começar, então vou tentar…

    2 comentários
  • REINF - As Ciladas de TI

    REINF - As Ciladas de TI

    Já estamos a pleno vapor para a mais nova obrigatoriedade Fiscal do Governo, depois da sigla E-social viralizar os…

  • A CONQUISTA - 24 anos de Consultoria

    A CONQUISTA - 24 anos de Consultoria

    Muitos postings nas redes sociais, mostram sempre o lado bom da vida, mas poucos demonstram a verdadeira escalada de…

  • Instrutores S4HANA - Logistics, TDF e Finance

    Instrutores S4HANA - Logistics, TDF e Finance

    Boa Tarde a todos, estamos procurando Instrutores S4HANA para ministrar internamente, ACADEMIA S4HANA. Dispomos do…

  • ERP - Serviços de Consultoria

    ERP - Serviços de Consultoria

    ERP – Serviços de consultoria Hoje ao nos deparar com as projeções de TI para os mercados de 2017 há 2020, temos entre…

  • Case de Sucesso HomSoft - IT@CIO

    Case de Sucesso HomSoft - IT@CIO

    Com muito orgulho, que nossa Solução HomSoft, foi publicado como CASE de SUCESSO, nesta importante revista de TI, e com…

    2 comentários
  • Verdadeira Historia SAP no Brasil

    Verdadeira Historia SAP no Brasil

    Em meados de 1990, uma equipe de Especialistas e Consultores de uma Grande Consultoria Internacional (com nome CAP..

    18 comentários
  • Não Fale em CRISE Trabalhe

    Não Fale em CRISE Trabalhe

    Ai meu POVO, vamu trabalha !!! e Depois ZAZAPEAR e FACEBOOKAR..

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos