Os desafios quanto ao recebimento de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e)

Atualmente, o processo de emissão das NFS-e (Nota Fiscal de Serviço Eletrônica) – realizado pelas prefeituras em todo o país - não ocorre de forma automatizada, pois há muitos formatos de arquivos e processos distintos, além de não haver uma padronização nacional. Empresas que recebem NFS-e de duas ou mais prefeituras, por exemplo, enfrentam o desafio de ter acesso ao documento por meio de processos variados, de acordo com as opções utilizadas por cada administração municipal.

Na prática, cada prefeitura adota um layout e tipo de arquivo diferente, que atende às necessidades específicas de cada município. Dessa maneira, esses formatos são desenvolvidos por empresas e prestadores diversos. Por isso, um dos grandes dilemas, de fato, é manter a integração com vários formatos das NFS-e emitidas, como aponta o conteúdo publicado pelo Portal do Empresário Contábil.

De acordo com a página, provavelmente, existem mais de 40 diferentes modelos de integração no Brasil, os quais se encaixam nos seguintes padrões: WebISS, Betha, ISSintel, GINFES, IPM, DSFNET, ISS.Net, Simpliss/GDN, E-Governe, Tiplan, Governo Digital, ISISS, Equiplano, Abaco, ISS Web, Prodam (São Paulo), Curitiba (derivação ABRASF), Rio de Janeiro (derivação ABRASF), Belo Horizonte (derivação ABRASF) e Salvador (derivação ABRASF).

Através dessa relação, é possível observar que muitas das prefeituras já adotam o padrão ABRASF, que traz pontos semelhantes entre si. Contudo, a dificuldade está “na forma de comunicação e nas informações”. Isso porque cada prefeitura possui objetivos e demandas distintas, como citado anteriormente e, consequentemente, ocorrem personalizações ao modelo ABRASF.

Web - Portal DF-e Edicom

Com base nessas necessidades de integração quanto ao recebimento de NFS-e, a Edicom desenvolveu uma solução de Web-Portal DF-e capaz de atender essas demandas, além de recebimentos relacionados a demais Documentos Fiscais Eletrônicos.

A solução desenvolvida contribui para eliminar processos manuais, reduzir erros, auxiliar na otimização e eficácia nos processos, além de propiciar à criação de um único canal de recebimento Documentos Fiscais Eletrônicos com plena integração com o Sistema de Gestão do Cliente e compliance com as diretrizes impostas e atuais da Secretária da Fazenda e Prefeituras quanto à gestão dos Documentos Fiscais Eletrônicos.

Gostaria de receber mais informações sobre como o Web-Portal DF-e pode contribuir com a otimização de seus processos internos?

Por favor, entre em contato conosco através de nosso telefone +55 11 3154-5100 ou por meio de nosso canal de solicitações web para que nossos consultores possam lhe assessorar.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos