Os gatilhos mentais mais utilizados
Como ativar as zonas de pensamento rápido do cérebro do consumidor
Vamos te dar dicas aqui de como ativar os gatilhos mentais do seu consumidor para melhorar as suas vendas de maneira eficaz e sutil.
O Neuromarketing, apesar de já existir há algum tempo, ainda não é muito conhecido, primeiro por ter esse nome estranho e depois porque muitas pessoas não entendem do que se trata essa mistura de Marketing e Ciência, mas pode ter certeza de que as grandes empresas já praticam essa matéria há anos e com certeza você já foi estimulado por um gatilho mental listado abaixo.
Com esse artigo, queremos te ajudar a entender melhor como funciona o comportamento de compra do seu consumidor e quais estratégias você pode aderir para atrair o mesmo com maior facilidade.
1- Escassez
Para nós seres humanos, o sentimento de perda é muito mais forte do que o sentimento de ganhar, por exemplo, quando o cliente consegue visualizar que há poucos itens daquele produto na prateleira, mesmo que ele não pretenda comprar aquilo imediatamente, o seu cérebro transmite um sentimento de escassez, esse gatilho faz com que o consumidor haja por impulso e adquira o produto para que não fique sem, para que não deixe aquela oportunidade passar. Será que amanhã ainda vai ter aquele último chocolate que você gosta tanto na prateleira da padaria da sua rua?
2- Urgência
Esse gatilho promove ao consumidor a impossibilidade de escolher, vou explicar: Anunciar um produto por tempo determinado com frases como “Apenas hoje! Faltam x horas para a oferta acabar!” Essas ações fazem com que o consumidor literalmente corra para adquirir o produto.
3- Reciprocidade
Essa é a base do Inbound Marketing, oferecer uma oferta ao seu consumidor que futuramente ou imediatamente ele terá alguma vantagem ou vai ajudar alguma instituição, como por exemplo doar o troco para uma ONG. A mensagem por trás dessa vantagem deve estar muito clara para o consumidor.
4- Social
Quantas vezes você já entrou num restaurante apenas porque a fila estava relativamente grande; ou outro exemplo, dois salões de beleza que estão na mesma rua, em qual deles você vai? A resposta é quase intuitiva, nós temos a tendência da Maria Vai Com As Outras, se diversas pessoas estão fazendo aquilo, é porque deve valer a pena de algum modo. Para as mídias sociais é bom evidenciar quantas pessoas curtem a sua página, seu canal no YouTube, isso incentiva outras pessoas a também curtirem e seguirem.
5- Por que?
Porque sim realmente não é resposta. Demonstre para o seu consumidor o valor agregado do seu produto, porque na sua loja é mais caro que no camelô, quais as vantagens que o seu consumidor leva ao comprar na sua loja, explique o porquê do seu produto que irá fazer sentido para o seu consumidor.
6- Antecipação
Pré-estreias; teasers; seja o primeiro a comprar... Tudo isso faz parte do gatilho da Antecipação, o que o consumidor faz para ter um vislumbre da exclusividade e daquele sentimento: “Eu tenho, sou o primeiro”.
7- Referência
Como dito nos gatilhos anteriores, o ser humano age em grupo, toma as suas decisões a partir da opinião da sociedade e do grupo. Por isso nós medimos as decisões de compra á base de valores de referência. Por exemplo: O leite estava por R$2,40 ontem, hoje ele está por R$2,30. O valor não é muito significativo se formos parar para pensar, mas vemos imediatamente a vantagem do que se fosse apresentado apenas o valor promocional. Outro exemplo é mais simples, se um aluno tira nota 7 na prova, pode ser uma nota boa a menos que: 1- Seus colegas tenham tirado acima de 8, isso faz com que a nota dele seja ruim, mesmo 7 sendo uma boa nota; 2- Seus colegas tenham tirado abaixo de 6, o que torna 7 uma ótima nota.