Os Impactos da PNL na Comunicação Interna das Organizações
No final de semana, tive o prazer de participar da excelente Masterclass de #PNL da ALLCAN, instruída pelo Luís Fernando. Muito se ouve acerca da Programação Neuro Linguística, um tema que é cada vez mais citado em artigos, workshops, palestras e que está sempre presente aqui no LinkedIn. O que a maioria não sabe é que esse nome tão extenso e que parece muito complicado, trata de um assunto bastante corriqueiro – e equivocadamente para muitos, um tema que parece já ter se esgotado: a comunicação.
No dia-a-dia, estamos 100% expostos a todo tipo de informação, mas o processo de digeri-la, pode ser extremamente penoso. Isso acontece porque somos programados a partir de crenças, hábitos, valores, culturas, das experiências e do meio em que vivemos. Essa bagagem torna-se um filtro bastante determinante tanto no processo de percepção das informações que recebemos, quanto no resultado demonstrado através dos nossos comportamentos.
No ambiente de trabalho globalizado, que incentiva a diversidade e inclusão, uma vez reunidos tantos comportamentos diferentes, é de se esperar que surjam diferentes opiniões – e muitas vezes, conflitos - acerca de tudo. O simples fato de as pessoas coabitarem o mesmo espaço e terem que trabalhar em equipes, torna a comunicação interna um grande desafio a ser vencido. Afinal, os nossos comportamentos influenciam tanto positiva quanto negativamente os nossos resultados.
Essa é uma das razões que torna a aplicação da PNL no ambiente de trabalho tão imprescindível: através dela, é possível ter uma melhor compreensão dos nossos estados emocionais, daqueles à nossa volta, da “bagagem” que trazemos e de como usar tudo isso como ferramenta para nos ajudar a encarar, da melhor forma possível, os acontecimentos do mundo externo (sobre os quais não temos controle).
A PNL é também um instrumento primordial para ajudar no desenvolvimento de habilidades interpessoais, como a empatia, o autocontrole e o autoconhecimento, tão essenciais na vida em sociedade. Conseguir se colocar no lugar do outro e compreender a sua visão de mundo e as suas opiniões, ainda que diferentes das nossas próprias, é uma fórmula de sucesso para qualquer trabalho em equipe e, consequentemente, para o aprimoramento da comunicação interna da organização.
A PNL nos ajuda a enxergar o quadro sob outras perspectivas, uma vez que nos fornece técnicas para que consigamos dar um passo para trás e ter um olhar macro de cada situação. E isso exige maturidade, principalmente para ouvir e mudar, quando necessário. A reprogramação interna não é uma tarefa fácil, mas é totalmente possível e traz inúmeros benefícios, desde um ambiente de trabalho mais saudável e acolhedor, até o aumento da produtividade das equipes.
Podemos, assim, definir PNL como o estudo da forma como nos comunicamos conosco e com os outros com o intuito de gerar resultados de excelência. O mais importante é lembrarmos que todo o processo de comunicação e de produção de resultados será sempre influenciado pelos nossos próprios filtros, e, por isso, é imprescindível que tenhamos um olhar para dentro para que seja possível utiliza-los a nosso favor, mas também a favor das pessoas que estão a nossa volta, seja no ambiente de trabalho ou na própria comunidade.
"Podemos, assim, definir PNL como o estudo da forma como nos comunicamos conosco e com os outros com o intuito de gerar resultados de excelência".
Conforme disse o Luis Fernando, “evoluir na minha forma de comunicar é uma das principais chaves do meu sucesso. A diferença do resultado está no processo”. Dito isto, a pergunta que fica é: será que, diante de tantas inovações e novidades no mercado, já podemos considerar a comunicação como um desafio resolvido?
Cost Management and Financial Control Professional
4 aDefinitivamente a comunicação é deficiente nos ambientes de trabalho e pouco desenvolvida pelos gestores. As empresas deveriam se preocupar com isso e trabalhar com frequência com seus funcionários, não somente para ter um bom ambiente, mas porque com isso haverá um aumento na produtividade da empresa. Amei seu artigo, está realmente claro e nos faz refletir sobre. Top Manuela Alves Meyer Curcio !!