Os líderes se servem por último: Como construir equipes seguras e confiantes
Inicio esta resenha com uma frase que aprendi com meu mestre de artes marciais: "Para manter a equipe viva, cuide primeiro dos faixas brancas. São eles que serão os futuros faixas pretas da academia. Aos faixas pretas: que sejam exemplos aos faixas brancas."
A obra de Simon Sinek intitulada "O líderes se servem por último" traz uma reflexão interessante sobre como podemos gerar resultados extraordinários a partir de uma equipe unida, mantendo uma harmonia segura e de confiança entre os próprios liderados e com os seus respectivos líderes ("O Círculo de Segurança"). Ressalto que Simon compila os conceitos do livro com base em experiências práticas de diversos líderes (militares e civis), além de contribuir com uma visão simples da funcionalidade da biologia do ser humano, em específico, aos hormônios que influenciam nossos comportamentos relacionais rotineiros.
O principal conceito que internalizo da obra de Simon resume-se ao "Círculo de Segurança" fundamentado nas seguintes lições:
Quando os seus liderados percebem que todos os membros pertencentes a equipe agem de forma empática, incluindo principalmente o líder, a relação de confiança se constrói naturalmente. O cuidado por meio da empatia permite fortalecer os laços de segurança psicológica de uns com os outros, eliminando perigos internos que corroem a equipe de dentro para fora.
Essencial comentar que um ambiente de desconfiança impacta em comportamentos defensivos por parte de todos, logo, o foco recai em distrações que atrapalham a enxergar os perigos externos iminentes para o negócio.
Os hormônios egoístas, conhecidos como endorfina e dopamina, são responsáveis por manter o ser humano motivado e capaz de agir individualmente. Os hormônios altruístas, conhecidos como serotonina e ocitocina, assumem um papel fundamental para permear o bem-estar entre as pessoas.
Hoje, entendo o porque das grandes lideranças praticarem esportes coletivos em geral. Nada melhor do que injetar uma dose de endorfina em se desafiar e ao mesmo tempo estimular a dopamina para reforçar o seu ego interior. E não menos importante, dedicar energia de forma coletiva te proporciona o sentimento de pertencimento a um grupo de pessoas. Entenda que a serotonina ajuda a regular o seu humor e comportamento. Já a ocitocina estimula o prazer e a fortalecer os laços pessoais entre indivíduos.
Recomendados pelo LinkedIn
De acordo com Sinek, para propiciarmos um Círculo de Segurança, a liderança deve estar fundamentada fortemente na integridade. Uma forma simples de compreender esse conceito é observar o caráter da liderança, avalie se as palavras e ações estão consistentes com as intenções da mesma. Resumo essa lição em uma sentença: Seja exemplo para os seus liderados! Lembra do faixa preta? Os mais graduados e experientes devem praticar a humildade e o cuidado com os menos graduados e inexperientes. Afinal, todo faixa preta já foi um faixa branca.
Trago um dos conceitos do livro "Poder do hábito" de Charles Duhigg, hábito angular ou hábito mestre. Esse conceito consiste em adotar uma alteração de hábito em que irá gerar mudanças positivas de comportamento em todos ao seu redor. Entenda como um efeito dominó. A integridade pode ser expandida em uma organização utilizando do conceito do hábito angular.
Criar vínculos humanos não é algo tão difícil em si, basta entender o que é de interesse do outro e o satisfaça. Contudo, até isso tem limite, uma hora as pessoas reparam na sua manipulação e intenção pontual.
Para que os vínculos e conexões entre indivíduos sejam reais e perpetuados ao longo do tempo, busque por servir verdadeiramente os seus liderados e pratique a honestidade com cada um deles. Liderar é servir e assumir compromissos! Reforço que servir é um ato de nobreza, e muita gente menospreza esse mantra.
Muito se fala de cultura em empresas, e este assunto não deixaria de ser abordado por Simon em sua obra. Podemos analisar que as lições mencionadas anteriormente auxiliam na construção de uma cultura forte. Portanto, para gerar ambientes seguros em que o sentimento de pertencimento prevaleça, não podemos ignorar de forma alguma nossa própria biologia. Não somos invencíveis ou super-heróis. Temos nossas fragilidades e evoluímos diante de diversos cenários de escassez que nos levaram a ser o que somos.
Saber utilizar nossa biologia de forma consciente, equilibrando nossos hormônios, permitirá alcançar melhores gestões emocionais. Dessa forma, desenvolvendo habilidades relacionais mais maduras que fortalecerão os laços entre pessoas, e por ventura, na cultura do grupo. No final, tudo se direciona para construção do Círculo de Segurança. Faço uma conexão com a palestra de Fernanda Carvalho no CINDESJOVEM que cita sobre o livro "Inteligência Emocional" de Daniel Goleman. Mais do que nunca, precisamos dar nomes aos nossos sentimentos e emoções. É por meio da plena clareza do que sentimos que poderemos ter empatia com o próximo. Como você pretende sentir o que o outro está passando se você não sabe nem interpretar as suas próprias emoções?
Por fim, vale uma provocação com relação a obra de Simon. Uma visão idealista de altruísmo que funciona muito bem nas forças armadas é explorada no livro. Porém, no mundo corporativo, essa visão altruísta pode ser uma baita armadilha. Nem todos tem a preocupação e genuinidade em construir um ambiente seguro. Portanto, saiba se adaptar e jogar o jogo conforme as regras. Isso não significa que você não deva praticar os conceitos da obra de Sinek. Mas que deve ter cautela para não ser manipulado e perder autoridade. Em suma, não seja um líder ingênuo!
Coke Oven Batteries and CDQ Maintenance Area Manager na ArcelorMittal
7 mParabéns Chun! Mais uma resenha fora de série. Você me fez refletir sobre o quão egoístas que somos ao crer que os sentimentos dos nossos colegas são os mesmos que os nossos! Conhecer e ouvir são mais importantes do que ser e falar! Novamente: É muito bom conversar e aprender contigo!
Environmental Engineer | R&D Specialist - ArcelorMittal Brazil R&D Center
7 mMto bom!
Empresária | MBA em Gestão de Negócios
7 mMuito bom!
| Supervisora de planejamento, programação e controle de manutenção | Membro do Cindes jovem |
7 mResenha perfeita Chun. Muito boa! Parabéns
Marketing | Comunicação | Gestão de Marcas |Planejamento Estratégico | Redes Sociais | Branding
7 mBoooa Chun!!