OS LIMITES DAS POLÍTICAS INTERNAS NA DEMISSÃO DO CEO DO MC DONALD’S
O CEO do Mc Donald’s foi desligado por ferir as políticas internas da empresa, por manter relacionamento afetivo, mesmo que consensual, com outra funcionária.
Mas uma POLÍTICA INTERNA pode prever esse tipo de situação? Quais seus limites?
Todo negócio precisa seguir normas e regras, para buscar resultados. Da mesma forma que a empresa precisa pagar impostos, registrar corretamente seus funcionários, dentre milhares de deveres inseridos nas leis, também são necessários procedimentos internos.
Vale lembrar que as POLÍTICAS INTERNAS levam em conta as características, segmento, missão e visão, valores pessoais, dentre outros, visando padronizar a linguagem utilizada em todos as operações e departamentos, para que tudo caminhe no mesmo compasso.
As vantagens quando se define regras são inúmeras, como posicionamento de mercado, valorização do capital humano, além do poder de direcionamento correto diante de conflitos e tomadas de decisões importantes. Isso visa riscos menores e mais segurança jurídica.
Mas precisa ficar claro que não basta fazer as regras, elas precisam ser implantadas através de treinamentos constantes, análises de dados, e avaliações periódicas, pois trata da cultura que a empresa quer imprimir nas suas atividades.
Eu acredito que é necessário haver um equilíbrio nas políticas de cada empresa, pois uma imposição desnecessária pode gerar instabilidade, gerando uma situação complicada de lidar. Por isso a necessidade de avaliações constantes, sendo possível a implementação de novas políticas, para atender as expectativas da empresa e de seus colaboradores.
Acredite! Quando a empresa e colaboradores nivelam seus interesses são grandes as chances de todos saírem ganhando, aumentando consideravelmente o sucesso dos envolvidos.