Os mares, o lixo e a política dos 5 R's
Foto: Francisco Leandro

Os mares, o lixo e a política dos 5 R's

É verão nesse país lindo e tropical e o que vemos nas praias? Excesso de gente por metro quadrado e excesso de lixo. Parece inacreditável que estamos em 2019 e ainda temos que educar as pessoas adultas a fazer o básico: jogar o lixo no lixo! Eu me pergunto se falta educação e conscientização para que o ser humano haja como um ser pensante. De tanto observar e trocar ideias com ambientalistas chego a conclusão que falta um pouco de tudo isso e ainda sobra muito mania que a gente tem de pensar que o que eu faço é tão pouco que não impacta o planeta. Mas impacta sim, fique sabendo!

Anualmente são despejados cerca de 8 milhões de toneladas de lixo lançados nos oceanos. Esses resíduos se concentram tanto na superfície quando no fundo do mar, provocando danos de todos os tipos à vida marinha e ao meio ambiente. Os problemas podem ser gerados seja pelo contato, ingestão ou outros tipos de impactos provocados pelos resíduos despejados aos animais e o meio ambiente aquático.

O maior vilão que hoje afeta os mares e oceanos é o material plástico repletos de partículas extremamente tóxicas, que pode levar séculos para se dissolver.  Segundo estudo da National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), esses poluentes estão alterando a composição da água do mar. Amostras podem chegar a contar 1000 partes de plástico para cada plâncton. Vale saber que seis partes de plásticos para cada plâncton já caracteriza como um ambiente poluído. Por esse dado temos uma ideia mais precisa do que esse entulho representa em termos ambientais.

E qual é a solução para esse grave problema? Há vários estudiosos preocupados com o maio ambiente e, uma das alternativas que está sendo discutida mundialmente é a política dos 5 R´s. Esse sistema visa repensar não apenas os problemas com a coleta, o tratamento e a destinação dos resíduos, indo além e se preocupando também com a  extração de recursos naturais.

Veja o significado dos cinco R's:

- Reduzir

- Repensar

- Reaproveitar

- Reciclar

- Recusar consumir produtos que gerem impactos socioambientais significativos

A proposta dessa política é consistente e, em vez de tratar o problema, recomenda que você não gere o problema. Os 5 R´s priorizam a redução do consumo e o reaproveitamento dos materiais em relação à sua própria reciclagem. Ou seja: em vez de você ter que se preocupar com o que fazer com o lixo e gastar ainda mais recursos para dar um fim a ele, esse sistema recomenda que você não gere lixo desnecessário.

Para essa política seja capaz de mudar os hábitos da população, é preciso investir em um processo educativo. Cada cidadão – eu, você, nossa família e amigos -, deve repensar seus valores e práticas, reduzindo o consumo exagerado e o desperdício. Nesse processo, reciclagem é a palavra de ordem, seja nas indústrias ou nas nossas atividades do cotidiano.

Faço aqui um convite a todos: saiam do automático. Reveja suas ações e pense em alternativas para elas. Prestigie e dê preferência às empresas que também estejam alinhadas com essa proposta verde. Só assim faremos a mudança que esse mundo necessita. Sejamos nós os líderes desse processo e vamos começar já!

Posso contar com vocês? O meio ambiente agradece!

Cledson Bernardo - Eng° Ambiental, Apresentador Atitude Sustentável, Empreendedor Sustentável, Consultor em Sustentabilidade


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos