Os modelos de negócio em um mundo de abundância e crescimento exponencial
foto: Google Images - Singularity University Global Summit 2018

Os modelos de negócio em um mundo de abundância e crescimento exponencial

Recentemente li um artigo super interessante e que colocava em evidência uma questão bastante atual. Uma questão quase inevitável sobre como pensar em modelos de negócios em um mundo de abundância e crescimento exponencial.

Em um mundo que passa por uma mudança exponencial, precisamos ser grandes aprendedores.

A pergunta que ficava em evidência com essa questão era: Como ganhar dinheiro em um mundo onde o custo de criação, duplicação, distribuição e armazenamento se aproximam de zero?

Meu pensamento sobre o assunto tende para o fato de que temos basicamente duas escolhas: ou você cria algo que é raro e único ou abraça com tudo a abundância.

No primeiro caso, você deve se concentrar na criação de valor, em fornecer algo que crie de fato uma singularidade especial: uma marca, uma interação social, uma experiência ou até mesmo a personalização. Marcas como Louis Vuitton e Apple claramente navegam por esta direção. Quando um consumidor compra uma bolsa da Loius Vuitton, por exemplo está, na realidade, comprando acesso a um veículo de auto-expressão. Já no caso da Apple, ela foi capaz de fazer muito mais dinheiro por metro quadrado no varejo do que qualquer outro varejista, porque conseguiu transformar o processo de compra de eletrônicos e uma experiência completamente nova e envolvente.

No segundo caso, você deve abraçar a idéia de abundância de corpo e alma. Se tornar uma plataforma focada no acesso, na facilidade ou até mesmo na curadoria.

Um bom exemplo disso é a história da Amazon. Ela primeiro nos deu acesso a milhões de livros e somente mais tarde, a todo o resto. Outro bom exemplo sobre escolher a abundância, é a plataforma App Store da Apple que tornou a compra de software algo tão fácil e sem fricção, que nem mesmo pensamos mais sobre isso.

Lógico que estas duas opções não esgotam (nem de perto) todas as possibilidades de modelos de negócio, mas a mensagem aqui é claramente a seguinte: no mundo em que viveremos de hoje para o futuro, você provavelmente se verá bem no meio da tensão entre criar singularidade ou abraçar a abundância. Meu conselho é o seguinte: escolha rápido um dos lados pois, se você ficar preso no meio, será completamente varrido pelo tsunami que está sendo criado pela abundância e pelo crescimento exponencial.

Fernando Faria

CEO na Pande Design Solutions - Paixão por construir marcas e transformar negócios

6 a

Excelente artigo, é por aí mesmo a saída. Parabéns.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos