Os Perigos da Alienação

Os Perigos da Alienação

Terminei de ler o livro "Mais Esperto que o Diabo" de Napoleon Hill, aproveitando que estava gratuíto no Kindle Unlimited da Amazon. Já tinha ouvido falar muito dele, mas sempre evitei pois não gosto de livros que envolvem demais o pensamento religioso em suas lições.

Para minha surpresa, o livro não tem nada de religião. Muito pelo contrário, é extremamente racional, consciente e até arrisco dizer que é uma das bases de muitos livros de autoconsciência modernos.

O autor fala sobre autoconhecimento e os perigos de pessoas que não tem cuidado com o que consomem, mas ao invés de fazer um livro técnico e maçante, decidiu por uma saída criativa, tornando seu livro uma 'entrevista com o Diabo', onde este confessa seus principais ardis para conquistar e derrubar os seres humanos.

De todos os pontos conversados, o que mais me chamou a atenção foi quando o 'diabo' revela sua principal arma, que é extremamente simples: alienação.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Alienação no sentido de criar ociosidade, procrastinação e preguiça, tanto física quanto mental. Fazer a pessoa não ter vontade própria de pensar, de ter seus ideais, de seguir seu próprio caminho e de lapidar suas virtudes. Aliação para seguir os caminhos mais fáceis e fórmulas prontas, para se deixar levar por boatos e fofocas, de aceitar ser mediano e não procurar a grandeza no dia a dia. Alienação para ver apenas defeitos e críticas, para sentir inveja ao invés de aprender com os outros.

Apesar deste livro ter sido escrito em 1938, a todo momento você sente como se ele descrevesse a situação atual de várias pessoas da atualidade. Mais do que nunca, redes sociais e mídias de massa causam tanta alienação, que mesmo aqueles profissionais focados em crescimento e entrega de qualidade devem cuidar constantemente para não se deixar cair neste buraco negro.

O livro comenta também sobre as formas indiretas de alienação, como por exemplo nossos pais e professores, que apenas passam adiante sua visão enviesada de mundo, ao invés de fazerem seus filhos realmente pensarem.

Recomendo muito este livro, não apenas de forma pessoal, mas de forma profissional, a toda pessoa que quer ter um crescimento de carreira, e quer ver os resultados de seus esforços.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos