Os quatro pilares do sentido da vida
Ikigai é uma pratica japonesa com o significado da razão do ser, ou o que faz para levantar todos os dias, mas é muito além disso, não é somente uma razão, mas sim uma doutrina de equilíbrio, do que leva em consideração todos os quatro sentidos de escolha na vida, sendo: paixão, vocação, missão e profissão.
Pensando em cada uma das quatro áreas podemos dizer que profissão é o que você faz para ser pago, mas ao mesmo tempo que se pensa em dinheiro ela deve combinar com a vocação e a paixão, ou seja não adianta ter um emprego do qual ganhe muito dinheiro, mas não é a sua vocação, o que você realmente gosta de fazer, sabemos que no mundo capitalista muitas vezes o que mais conta é o dinheiro, que dizer ser formado em uma profissão visada terá muito mais influência na sociedade, e muitas vezes até idolatrado, do que uma profissão mais comum que necessita menos ou nenhum tempo de estudo para exerce-la. No meu caso como nunca trabalhei em fabrica não sei se a área de engenharia é o que me deixa satisfeita, no entanto sei que gosto muito de trabalhar com pessoas, tendendo a esse lado
A vocação representa o que você é bom em fazer, mesmo sendo uma coisa que pode diferir da sua profissão, um exemplo são os trabalhos manuais, assim como bordar, pintar ou cozinhar, sendo realmente algo do qual você é melhor que a maioria. A minha vocação é saber conversar com qualquer tipo de pessoa, sendo algo do qual eu gosto e sei que tenho um diferencial a mais nessa área do que a maioria.
Pensando na missão combinada com a paixão podemos definir como o que você ama fazer, dá prazer em fazer, trazendo um bem-estar, é o que chamamos de hobbies, normalmente não é relacionado ao trabalho. Para mim esse lado com certeza é viajar, sou apaixonada pelas culturas diferentes, costumes, ditados, comidas e as belezas que qualquer lugar tem a nos oferecer, basta apenas saber a forma de olhar.
Se mesclarmos também a missão com a vocação temos o que o mundo precisa, no caso é algo que faz de bom para o mundo, como um trabalho voluntário, que lhe traz um bem-estar realizando o mesmo. Já realizei vários trabalhos voluntários na vida, e com certeza cada um foi diferente por relacionar com pessoas diferentes, enxergar o que elas precisam naquele momento.
O ikagai foi estudado devido ao fato de as pessoas que o praticam terem uma longevidade maior do que o normal. Essa doutrina é praticada em um equilíbrio desses quatro pilares, do qual não puxe para nenhum lado, pois se isso ocorre o equilíbrio acaba e o mesmo não tem seu objetivo cumprido, fazendo com que a razão de viver falhe uma das partes da vida: agradável, produtiva, plena e significativa.
Ensino Gestão da Qualidade na UTFPR/PG e auxilio empresas a resolver problemas de produção. Consultor em qualidade e liderança.Auditor Líder ISO9001:2015.
6 aBom texto Paula.
Data Scientist at Bosch
6 aBom texto Paula, gostei
Engenheira química | Qualidade | Processos | Auditora FSSC 22000 | Green Belt Six Sigma
6 aAlexya Garcia Barbosa Amanda Stefaniu Costa Bianca Medeiros Guedes Caio Yabiku Crisiane Iozwiak Emanuelle Rankoski Felipe de Souza Silva Maira Eloisa Batista Rhaianny Malucelli Stahlschmidt Sabrina Rosini Thais Sayuri Berberich Adriano Roberto Krevicz Gislaine Cardoso Simão Hilkija Gaïus Tosso Isabel Gomes João Victor Catelan José Giannetti Netto Leonardo Nadal de Souza Gabriel Ferreira Mario Conceição Leonardo Pedrozo Lorena Maximo Lucas Eduardo Patrzyk Maiari Scheibel Rafael Akira Hirata Thomas Siqueira Pereira Victor Santos Watanabe Victor Dimbarre Reyner Parreiras Andressa Mazur Nathalia Gabriele Moises Arielly Porto Rypka Elias Ricardo Nasr Gustavo Zaluski Lucas Vinícius Arthur Soares Carlos Daniel Gaidex Jorge Terada Matheus Bueno Lucas Silva Nelson Canabarro