Os Resultados Naturais no Google.
Descartando os Links Patrocinados, é possível visualizar na tela central do Google os resultados de forma natural, também conhecidos como Resultados Orgânicos. Eles estão associados às palavras-chave digitadas por usuários. A partir disso, o Google mostra pelo menos 10 resultados naturais por buscas que forem efetuadas - este é um número padrão, que poderá ser alterado nas alternativas de preferência das pesquisas.
Ao final da página do Google, é possível rodar as páginas e continuar a procura por mais resultados. Contudo, essa funcionalidade vem perdendo importância, sobretudo porque pelo menos 75% dos usuários sequer precisam ir além da primeira página. E esta é uma tendência que vem se acentuando, haja vista que o Google tem aprimorado seus algoritmos e apresentado respostas cada vez mais precisas e compatíveis com as buscas realizadas pelos usuários.
Quem deverá aparecer nos resultados?
Para cada grupo de palavras-chave digitadas no Google, vários filtros são acionados para que sejam mostrados os resultados. Isso é feito por meio de um índice de palavras que podem ser relacionadas a determinadas Aplicações Web ligadas ao termo informado. Isto só é possível graças aos algoritmos que calculam o resultado ponderando mais de centenas de variáveis.
Esses algoritmos, desenvolvidos pelo Google, estão sendo atualizados constantemente. Isso faz com que sua evolução seja contínua, de modo a oferecer resultados cada vez mais relevantes e personalizados para os interesses dos usuários. Os segredos por trás dos algoritmos Google são tão valiosos quando as fórmulas industriais mais famosas do mercado.
E quem não aparece nos resultados, o que deve fazer?
Quando uma pesquisa é realizada, o Google classifica e exibe em seus resultados as aplicações que forem rastreados pelo Googlebot – um robô que “varre” toda a internet e cria um índice de páginas, assuntos e conteúdos e os armazena em seus servidores.
A justificativa para que um determinado WebSite não apareça em uma busca Google não está relacionada somente ao fato de ele não ter sido indexado. Muitos outros fatores relacionados ao Web Marketing são determinantes para que isso ocorra, e saber operar esses conceitos é fundamental para se ter sucesso em um mundo cada vez mais digital e competitivo.
Para um WebSite aparecer nas buscas de uma palavra-chave, é fundamental que o Google conte com essa palavra em seus índices e arquivos. Se quiser saber se o mesmo está elegível para aparecer nos resultados, procure pesquisa-lo inserindo a combinação "site:" precedente ao endereço do mesmo. Por exemplo: "site:amazon.com.br". Confira, assim, se algum resultado relevante é encontrado com o domínio pesquisado.
Caso a resposta seja positiva, sua aplicação web já está indexada pelo Google, a partir de agora você deve concentrar seus esforços nas demais técnicas disponíveis, como SEO, Inbound, etc. Tudo isso veremos nos demais posts.