Os sabotadores da perda de peso
No começo estamos decididos: chegou a segunda feira e agora vai. Está na hora de começar a perder peso! Passamos em consulta com o médico, fazemos todos os exames e verificamos que está tudo bem. Damos “um gás” nos exercícios, passamos pelo nutricionista e começamos aquela dieta personalizada. No início perdemos peso e até estamos animados, mas com o passar dos dias o ponteiro da balança parece que estagnou e desanimamos. Pensamos: o que será que aconteceu? Será que a balança quebrou? O cardápio que não foi tão bem elaborado? Será que o médico não é tão bom assim? Fale a verdade, quantas vezes pensamos desta forma. Mas não é nada disso, o que pode estar acontecendo é que fomos tomados pelos sabotadores.
Sabotadores são os nossos inimigos internos que criam padrões de comportamento em resposta a situações corriqueiras da vida. Esse comportamento que você não compreende o mantém preso a velhos hábitos e o impede de realizar uma mudança positiva. Muitas vezes eles são inconscientes e se apresentam sob a forma de resistência, medo e dúvida quando o seu corpo e mente se aproximam da mudança desejada. Quando em um processo de perda de peso você tem conhecimento sobre seus sabotadores e trás a consciência o que pode minar a sua vontade de realização é muito mais fácil mudar o comportamento e cumprir o plano de ação para perder peso.
Para facilitar este processo, vamos identificar alguns comportamentos sabotadores no processo de perda de peso:
- Não seguir a dieta e educação alimentar prescrita por um nutricionista. Radicalismos são extremamente perigosos e torna muito mais fácil a compulsão.
- Ir a restaurantes com frequência e ao ver um prato cheio de comida pensar que tem que esvaziá-lo.
- Ansiedade, estresse, solidão ou depressão, e acabar comendo em excesso.
- Não tratar a ansiedade e o estresse com atividades que proporcionam o bem estar.
- Não cumprir a atividade física do dia porque está chovendo, porque está quente demais, porque estou cansado ou porque fiz ontem.
- Os exames clínicos dizem que está acima do peso, mas amigos ou pessoas do convívio dizem que está “super bem assim” e acabar questionando se realmente precisa perder peso.
- Hábitos alimentares incorretos da família. Seguir a dieta com muitas tentações à frente se torna um desafio.
- Passeios e momentos de lazer em atividades que envolvam comida a vontade e nenhuma atividade física. Exemplo: happy hour, cinema com pipoca, jantares, etc.
- Não ter o hábito de ler e avaliar os rótulos dos alimentos. Muitas vezes uma simples salada com “molhos inocentes” se tornam uma bomba calórica.
- Não conseguir dizer não a uma oferta que pode colocar a sua dieta a perder.
A chave para eliminar os sabotadores está na consciência das suas emoções, que trará consciência sobre o seu corpo e suas escolhas. Uma dica simples é fechar os olhos, prestar atenção no seu coração e perceber como se sente emocionalmente. Sem nenhum tipo de envolvimento, concentre-se e observe os seus sentimentos. Torne-se expectador de si mesmo e neste momento perceba como está o seu corpo e sintonize-se com suas sensações físicas. Vivencie o que o seu corpo está vivenciando. Após esta interiorização, reflita sobre as suas escolhas e a melhor forma de tomar as decisões que precisa. Tente fazer isso diariamente, sem expectativas nem preconceitos. Com o tempo as mudanças acontecerão naturalmente e você irá superar seus sabotadores tendo a mente livre de condicionamentos antigos. Não é preciso sofrer e seus objetivos de perda de peso estarão ao seu alcance.
Profissional de Gestão ESG e Sustentabilidade
9 aConcordo com tudo. Só acrescentaria que ao se servir num restaurante ou mesmo em casa, a pessoa pense também no desperdício, além do peso. Não pode encher o prato, e por conta da dieta, deixar quantidades consideráveis de comida. Antes desta atitude, é preciso refletir o quanto se perde com o excesso colocado no prato.