Os seguidores te enganam
Não tem como fugir da sociologia. Até mesmo se você é uma pessoa das estatísticas e dos números. A razão eu vou desmembrar no desenrolar deste texto. Ainda que ele comece falando sobre números e contas, ele não é como se mostra no primeiro momento - assim como os números de seguidores que nos brilham os olhos.
👉 A receita para ser um bom influenciador é o número do engajamento dos seus conteúdos. Não tem uma fórmula mágica de A ou B para saber se o seu engajamento é bom, até porque, se tivesse, não existiria profissionais no marketing de performance. Mas, muitos profissionais defendem que um conteúdo se mostra relevante aos usuários quando tem uma taxa de engajamento acima de 1%.
Como descobrimos essa taxa? 🧐 É aí que entram os números, alguns defendem a lógica da seguinte conta: [número de interações da publicação] / [número de seguidores] x 100 = a porcentagem do seu engajamento.
Obviamente, se trata de uma pequena amostra quantitativa de um só conteúdo. Existem outras ferramentas especializadas em gerar uma média fiel do engajamento do seu perfil. Mas, é nesse detalhe que quero chegar: os números nada têm a ver com o quanto você influencia as pessoas ou não 😉. Isso se diz respeito apenas a números e algoritmos. O quanto seus seguidores se identificam com você e compram a sua opinião segue para uma linha mais psicológica.
Um pequeno exemplo verídico: uma das primeiras parcerias que fechei foi com uma influenciadora com mais de 1 milhão de seguidores que não converteu nem 5% do quanto foi investido nela 🥵. Em contrapartida, também chamamos uma micro influenciadora, com menos de 60 mil seguidores, que não só converteu como se pagou 🥰.
Isso significa que a influenciadora B é melhor do que A? Claro que não. O que determinou o sucesso de uma e não de outra nesse case é o quanto o conteúdo de uma engaja mais no nicho a ser representado.
Ou seja, ser influenciador não é ter seguidor. Mas sim, como o próprio nome diz, é influenciar outras pessoas, gerar conversão para marcas e impactar os usuários com seus conteúdos. O trabalho de um influenciador é o equivalente de um sociólogo moderno: entender as pessoas que representam certas fatias da sociedade e que estão dispostas a consumir conteúdos específicos por pura espontânea vontade. Descobrir o motivo que leva cada usuário a chegar até o seu perfil, é a fórmula que determinará o sucesso da sua produção em conteúdos e parcerias relevantes ☝️🤓.